Portal Serrolândia Publicidade 728x90

Automação agêntica no setor financeiro: abordagem deve ser híbrida, com robôs e agentes de IA

Possibilidade de ofertar experiências personalizadas ao cliente atrai setor para a tecnologia

Gisele Berto
25/03/2025 15h11 - Atualizado há 3 dias
Automação agêntica no setor financeiro: abordagem deve ser híbrida, com robôs e agentes de IA
Divulgação UiPath

Imagine um mundo de serviços financeiros onde as aprovações de empréstimos acontecem em segundos, as reivindicações são processadas com precisão milimétrica, de forma personalizada, e a conformidade regulatória é gerenciada sem esforço. Esta é a promessa da automação agêntica para o setor financeiro, o que dialoga com as últimas previsões da Gartner. Segundo estudos recentes da consultoria global, até 2029, a IA Agêntica resolverá autonomamente 80% dos problemas comuns de atendimento ao cliente, de forma geral, sem intervenção humana. “A automação agêntica é a orquestração de IA, de automação e de humanos em um fluxo de trabalho corporativo. Agentes de IA são como colegas capazes de agir de forma independente e tomar decisões dinâmicas. São parceiros digitais que operam sob controle e governados em um contexto de alta qualidade, testes rigorosos e avaliações online e offline”, explica Edgar Garcia, Vice-Presidente da UiPath para a América Latina. A UiPath é uma empresa líder em automação empresarial e software de IA.

Garcia lembra que os agentes não substituem os robôs de automação de processos robóticos (RPA), mas sim os complementam. Enquanto os primeiros atuam como tomadores de decisão avançados, lidando apenas com as etapas de um processo que exige tomada de decisão dinâmica e de alta adaptabilidade, os últimos trabalham com tarefas mais específicas, baseadas em regras. “É essa abordagem híbrida e sinérgica que vem permitindo que empresas já colham inúmeros benefícios”, diz.

Oferta de experiências personalizadas anima setor

Em organizações do setor financeiro, sob a perspectiva da UiPath, que atende mais de 10 mil clientes ao redor do mundo, incluindo o Brasil, os robôs podem se destacar, por exemplo, na execução de tarefas estruturadas com precisão, como o processamento de transações ou a reconciliação de contas, enquanto agentes de IA trazem um nível mais elevado de inteligência e autonomia, com capacidade para planejar tarefas, colaborar com pessoas e sistemas, e para tomar decisões em tempo real. Os sistemas de IA agêntica podem, ainda, analisar dados para compor orçamentos ou análises de cenários, também em tempo real, o que ajuda no planejamento financeiro de clientes; auxiliar na prevenção e detecção de fraudes, reduzindo perdas e aumentando a segurança da informação, ou fornecer uma avaliação sofisticada de risco de crédito, tornando processos de empréstimo mais rápidos e confiáveis. 

Mas, segundo a UiPath, para além de exemplos como esses, uma possibilidade em específico tem chamado cada vez mais a atenção de empresas de serviços financeiros para o potencial da automação agêntica: aprimorar os perfis dos clientes para a oferta de experiências personalizadas.  

Para a companhia, ser capaz de ler relatórios estratégicos, registros da empresa e combiná-los com relatórios internos permite que os profissionais tenham melhores conversas com os clientes, entendam melhor a concorrência e obtenham insights mais profundos sobre seus setores. “Esse entendimento enriquecido permite que as equipes adaptem argumentos de venda para cada cliente, em vez de estarem reféns de dados superficiais, homogêneos demais para essa conversa, que é tão estratégica”, diz Edgar.  Para a UiPath, além da personalização, a automação agêntica também vem melhorando a eficiência operacional e o relacionamento entre colaboradores desse setor tão competitivo. "Ter um agente que interage e se envolve com você nos desafios do processo tira um pouco da pressão".

Edgar alerta que, no segmento financeiro, onde camadas e camadas de tecnologias legadas criam a complexidade dos sistemas, a orquestração da automação agêntica é fator essencial. “Ela deve ocorrer por meio de plataforma neutra e bem governada, capaz de assessorar o fluxo de trabalho de ponta a ponta, e com soluções escaláveis”, diz. 

Sobre a UiPath

A UiPath (NYSE: PATH) desenvolve tecnologia de IA que espelha a inteligência humana com sofisticação cada vez maior, transformando a forma como as empresas operam, inovam e competem entre si. A UiPath Platform™ acelera a mudança para uma nova era de automação agêntica - uma era em que agentes, robôs, pessoas e modelos se integram perfeitamente para gerar autonomia e tomada de decisões mais inteligentes. Com foco em segurança, precisão e resiliência, a UiPath tem o compromisso de moldar um mundo em que a IA aprimora o potencial humano e revoluciona diferentes setores de mercado. Para obter mais informações, acesse www.uipath.com


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Gisele de Cassia Berto Cabrera
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp