A Polpanorte, líder nacional na produção e comercialização de açaí (Scantech), firmou uma parceria com o artista visual paraense José Santana, mais conhecido como Santo. Natural da periferia de Belém, Santo levará seu olhar único para a comunicação gráfica da marca, que será aplicada nos materiais de marketing e na ambientação das franquias e lojas próprias. O objetivo é incorporar à identidade da empresa a autenticidade de quem cresceu no berço do principal produto oferecido pela Polpanorte: o açaí.
“Santo é um artista visual urbano, que traduz em seus traços cheios de personalidade as vivências da sua região. Sua arte tem profundidade e representa com fidelidade a cultura paraense. Nos identificamos com essa linguagem e com seu potencial de traduzir, por meio das imagens, a origem dos nossos produtos”, destaca Carlos Bentim, diretor Comercial e de Marketing da Polpanorte.
Especializado em grafite desde 2014, Santo tem como missão democratizar a arte. Por isso, participa de diversos projetos sociais e atua como arte-educador informal nas periferias. Entre suas inspirações está o britânico Banksy, conhecido mundialmente por seus trabalhos em stencil.
Entre seus trabalhos, um dos destaques é o mural Vagueia no rio (2023), localizado na Passagem Trindade, em Belém. Inspirado em sua filha, a obra retrata o universo lúdico das crianças e está situada perto de uma pracinha onde elas costumam brincar.
No projeto desenvolvido para a Polpanorte, Santo trouxe cores vibrantes que remetem às frutas típicas brasileiras presentes no portfólio da marca, como açaí, cupuaçu e acerola. As pinceladas fluidas conferem leveza à composição. “Minha inspiração veio da natureza: das formas orgânicas das frutas, das folhagens e do movimento das águas dos rios, que nutrem a terra e dão vida a tudo”, explica o artista.
Após receber o briefing da Polpanorte, Santo teve total liberdade para seguir seu processo criativo. “Comecei com estudos das formas e esboços no papel. Decidi colorir com pincel para dar originalidade às frutas e, depois, digitalizei o resultado para trabalhar a combinação dos elementos na tela, garantindo versatilidade. Quis que as frutas parecessem percorrer diferentes superfícies, como paredes e quadros. O desenvolvimento levou cerca de três meses”, conta.
Para as lojas e quiosques, a arquiteta Maiara Zaia, responsável pelo projeto, também buscou inspiração na brasilidade. O conceito combina materiais naturais, como palha, madeira, plantas e paredes rústicas, criando uma atmosfera que reforça a conexão com a natureza.
“Temos muito orgulho de ser uma empresa nacional que, há 30 anos, valoriza os frutos do nosso país. Agora, essa essência estará ainda mais presente, não apenas nos produtos, mas também na identidade visual das lojas e na comunicação da marca. Essa iniciativa reforça nosso slogan, ‘A essência natural do Brasil’, lançado em 2024, que celebra nossa origem e a riqueza da cultura brasileira”, conclui Bentim.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MICHELE CARVALHO DE SANTANA
[email protected]