Muito se fala sobre a energia fotovoltaica, que está em expansão em diversos portes. É uma alternativa excelente para se ter uma energia elétrica eficiente, sustentável e, além de tudo, econômica.
A responsabilidade ambiental é uma tendência no mundo todo em várias áreas, como moda, negócios, produtos e, claro, na produção de energia mundial. O planeta Terra tem sofrido muitas mudanças climáticas, e isso tende a afetar as próximas gerações e causar danos catastróficos e irreparáveis.
Por isso, é fundamental repensar as atitudes de consumo e como ajudar o planeta a evoluir de forma limpa. Para isso, nada melhor do que optar por uma geração de energia que não pesa no bolso e ainda ajuda a humanidade.
Formas de produção
A energia proveniente do sol é uma das mais utilizadas no Brasil e está presente em casas, prédios comerciais, condomínios residenciais e até em redes nacionais de geração. Os principais itens da instalação são:
No caso de sistemas off-grid e híbridos, é necessário possuir baterias. Mas, para entender melhor os sistemas, é preciso explicar sobre a compensação de energia na rede elétrica.
Compensação
O principal benefício da compensação é a economia nas contas de luz. A compensação acontece quando é gerada energia excedente, e o restante é compensado ao usuário em créditos. Essa compensação ocorre em sistemas on-grid.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) regulamenta esses créditos, em que 1 crédito equivale a 1 crédito a menos na conta de luz. Porém é preciso ser um consumidor que compra a energia diretamente da distribuidora – caso da maioria dos usuários.
Sistema on-grid
O sistema on-grid é um modelo de energia solar 30% mais eficiente em relação ao off-grid, e ainda é possível utilizar a compensação de créditos neste modelo. Porém, para adotá-lo, é preciso estar conectado à rede pública de distribuição, pois permanece ligado a ela.
O sistema on-grid não precisa de baterias, e em dias sem exposição solar, ele usa a energia da rede em que está conectado, por isso é mais acessível. Mas é o modelo ideal para áreas urbanas que possuem rede elétrica.
Sistema off-grid
O off-grid é o oposto do modelo conectado à rede, por isso é recomendado em áreas remotas, sem rede elétrica pública. Como este sistema necessita de baterias, tem custo inicial mais alto e usa a energia das baterias em caso de apagões.
É um modelo que funciona de forma independente de concessionárias. Em contrapartida, não é permitido utilizar o sistema de compensação de créditos para redução dos gastos da conta de luz. Ambos possuem vantagens e desvantagens, porém é essencial procurar um especialista para avaliar cada situação.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANDRE LUCIO ELOI DE SOUZA FILHO
[email protected]