A forma como uma mensagem é transmitida tem um impacto direto no engajamento e na adesão às estratégias corporativas. É no que acredita Guilherme Garritano, Head Comercial da Agência Chave Mestra, empresa especializada na criação de apresentações estratégicas para eventos de alto impacto. Segundo ele, a comunicação eficaz não é apenas um detalhe, mas sim um fator determinante para o resultado dos negócios.
Segundo ele, grandes eventos corporativos, convenções de vendas e outros encontros estratégicos que reúnem times de todo o Brasil (e muitas vezes do mundo) têm o objetivo de promover alinhamento e engajamento em torno das metas do próximo ciclo. Para ele, as empresas investem milhões de reais em estrutura, logística e experiências para o público, mas esquecem de um detalhe que segue sendo negligenciado: o conteúdo de suas apresentações em slides.
"No final, o que deveria ser o momento-chave do evento se torna um desfile de slides enfadonhos, gráficos confusos e discursos sem conexão emocional", observa Garritano. Para o especialista, o valor das apresentações envolventes está na capacidade de inspirar e alinhar os franqueados de acordo com os objetivos estratégicos da marca.
Ele prossegue lembrando que uma marca forte é sustentada por uma cultura organizacional sólida, que deve ser refletida em cada detalhe da comunicação empresarial. Em grandes eventos, os valores da empresa precisam ser evidenciados de maneira coesa e inspiradora. Logo, contar com uma apresentação bem estruturada ajuda a tangibilizar conceitos abstratos, criando um ambiente de unidade e propósito.
"Não importa se a empresa opera no modelo de franquia, redes de lojas próprias, distribuidores, revendedores ou representantes comerciais. Toda organização que possui uma força comercial capilarizada precisa reunir seu time para garantir padrão e direcionamento. E é justamente nesse momento crítico que muitas empresas falham, desperdiçando o potencial transformador de suas convenções", ressalta.
Garritano reforça que para garantir que um evento cumpra seu propósito, é fundamental garantir que três pilares essenciais sejam transmitidos nos conteúdos das apresentações. O primeiro é fazer valer o investimento; o segundo é que a mensagem seja passada de forma cativante; e o terceiro que o storytelling tenha formato impactante e ajude na performance do apresentador.
"Ao reunir estes três elementos, é possível garantir que a audiência saia do evento não apenas informada, mas inspirada a colocar em prática o que foi apresentado", acredita o head.
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PEDRO GABRIEL SENGER BRAGA
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