Nos últimos anos, o setor de legaltechs no Brasil tem experimentado um crescimento impressionante, sinalizando uma transformação significativa no universo jurídico. Dentro desse contexto, a assinatura digital surge como uma das inovações mais importantes, permitindo a digitalização de um dos processos mais tradicionais e burocráticos do setor.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L), em menos de seis anos, o número de associadas subiu de 100 para 600. O crescimento do mercado de tecnologia aplicada ao direito reflete a disposição do setor em adotar inovações que visem eficiência e melhora de processos, não se limitando apenas à assinatura de documentos.
O processo de digitalização do setor jurídico envolve uma reconfiguração completa das práticas tradicionais. Esse movimento é impulsionado pela busca constante por soluções que garantam mais agilidade, redução de custos e conformidade com as exigências legais, o que reforça o papel da tecnologia como catalisadora de uma nova era no mercado jurídico.
Além disso, a utilização de plataformas digitais têm permitido que os profissionais otimizem seu tempo de modo a focar mais nas estratégias de crescimento do negócio. Segundo o relatório “Impacto da IA Generativa do Direito", conduzido pela seccional de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), em parceria com Jusbrasil, Trybe e o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS-Rio), 55,1% dos advogados no Brasil já utilizam IA jurídica em suas atividades diárias.
“Estamos vendo um ambiente em que a inovação não só é bem-vinda, mas necessária para melhorar a eficiência dos serviços prestados. O mercado jurídico brasileiro é imenso e necessita de soluções robustas para otimizar processos que englobam não só a otimização do processo de assinatura de contratos pelo meio digital como também a análise de dados e geração de insights de maneira inovadora”, comenta Rafael Figueiredo, CEO da D4Sign by Zuccheti.
Além de ser referência em segurança de dados, contando com 15 pontos de autenticação, a D4Sign também oferece serviços de AI que permitem, dentre organizar e dados estratégicos, consultar um resumo com os principais pontos de contratos e tirar dúvidas em tempo real por meio de um chat, transformando a maneira com a qual o público lida com a documentação.
A exemplo da expansão do segmento, a D4Sign foi adquirida pela multinacional italiana de tecnologia Zucchetti, e está iniciando, agora, um processo de expansão junto à multinacional. Outras startups, como Jusfy e Inspira, também aumentaram a projeção de crescimento para 2025, buscando transformar a maneira como o direito é praticado, tornando-o mais eficiente, acessível e moderno.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DAVI DE SÁ VIEIRA DE GOUVEIA LANÇAS
[email protected]