Portal Serrolândia Publicidade 728x90

OKR: metodologia que transforma metas em resultados e impulsiona a performance de empresas

Curso de extensão universitária do Senac EAD oferece oportunidade de conhecimentos atualizados sobre o modelo de gestão

Aline Oliveira
18/04/2025 20h07 - Atualizado há 4 dias
OKR: metodologia que transforma metas em resultados e impulsiona a performance de empresas
Crédito da imagem: Freepik

Com o mercado global cada vez mais dinâmico, empresas buscam metodologias de gestão ágeis e eficazes para garantir resultados consistentes e alinhados aos seus objetivos estratégicos. Nesse cenário, o método OKR (Objectives and Key Results) tem ganhado destaque como uma ferramenta poderosa.

Segundo levantamento da consultoria WorkBoard, empresas que adotam OKRs com consistência têm 30% mais chances de superar metas estratégicas em comparação às que não usam o método.

Criada na década de 1970 por Andy Grove, ex-CEO da Intel, e popularizada por John Doerr no Google, a metodologia OKR busca responder a duas perguntas-chave: "Para onde queremos ir?" e "Como saber se estamos chegando lá?". Com base em objetivos qualitativos e inspiradores, acompanhados de resultados-chave quantitativos e mensuráveis, a ferramenta é usada para alinhar esforços individuais e coletivos com o propósito da organização.

Processos que geram resultados reais

A coordenadora dos cursos de graduação em Gestão da Qualidade e Administração de Empresas do Senac EAD, Silmara Cristiane Gomes, esclarece que um dos principais diferenciais do OKR está nas ações e envolvimento dos colaboradores.

“Ao contrário de modelos tradicionais, essa metodologia valoriza a definição colaborativa de metas, promovendo engajamento e comprometimento das equipes. O método funciona em ciclos curtos (geralmente trimestrais) e inclui check-ins regulares para avaliar o progresso dos resultados-chave e fazer ajustes táticos em tempo real”, pontua.
 

A educadora destaca como exemplo prático a intenção de uma equipe de marketing que deseja aumentar a visibilidade da marca nas redes sociais. “Os resultados-chave para alcançar esse objetivo podem incluir: o aumento de 25% dos seguidores até o fim do trimestre, a duplicação do engajamento por post e a parceria com três influenciadores. Com isso, as ações diárias ficam conectadas à estratégia do negócio.”

Vale destacar que a metodologia apresenta três níveis de estrutura e uma cultura horizontal, interligando todos, de modo a conseguir uma performance mais eficiente. Desse modo, os estágios são divididos em: corporativo, departamental, individual ou por equipes.

Silmara explica que, diferente dos modelos hierárquicos rígidos, o OKR promove o alinhamento transversal entre áreas, fortalecendo a colaboração e a transparência entre times. “Com esse entendimento, a dinâmica permite observar resultados positivos, logo nos primeiros ciclos de implementação”, argumenta.

De modo a reforçar quais os efeitos obtidos no curto prazo, vamos elencar os mais importantes:

Maior clareza organizacional;

Foco no que realmente importa;

Redução de tarefas improdutivas;

Melhora na comunicação entre áreas.
 

Enquanto isso, no médio prazo, as empresas conquistam engajamento crescente de colaboradores, evolução nos índices de desempenho, aumento da eficiência operacional e o fortalecimento de uma cultura orientada em resultados e aprendizados contínuos.

Uma metodologia versátil, aplicável em todas as áreas

Embora o OKR seja amplamente utilizado por empresas de tecnologia, startups e grandes organizações, pode ser implementado por equipes de qualquer porte ou setor. Sua aplicação se estende para áreas como: Recursos Humanos, Marketing, Vendas, Tecnologia da Informação e até mesmo na gestão de projetos pessoais.

A coordenadora do Senac EAD argumenta que, analisando as ações mais comuns e eficazes da metodologia, é possível destacar: “o mapeamento dos objetivos organizacionais é verificado com clareza, de modo que pode ser aplicado em lançamentos de novos produtos, equipes de RH, performance do time de vendas, entre outros”, reforça.

Comprometido com o aperfeiçoamento de profissionais e acadêmicos na área de gestão, o Senac EAD lançou no início de abril o curso de extensão universitária Metodologia OKR: gestão ágil por resultados. Com um total de 32 horas/aula, o estudante terá acesso aos conceitos que envolvem a prática do método e aulas práticas que visam um aprendizado completo.

Portanto, se você já atua na área ou deseja incrementar o currículo profissional, acesse o site do Senac EAD. No portal estão disponíveis todos os títulos oferecidos pela instituição. Aproveite para garantir sua matrícula na próxima turma.

Sobre o Senac EAD

Com quase 80 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nessa modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo a todo o Brasil, apoiado por mais de 380 polos presenciais para avaliações. Acesse aqui a programação completa de cursos do Senac EAD.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Aline de Oliveira Silva
[email protected]


FONTE: Senac EAD
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp