Portal Serrolândia Publicidade 728x90

No Dia da Comunidade Luso-Brasileira lembramos que a dupla cidadania pode abrir as portas ao green card

A data marca mais que a história: destaca uma oportunidade atual para brasileiros com dupla cidadania que buscam investir e morar nos EUA de forma legal.

JACY ABREU
20/04/2025 12h17 - Atualizado há 14 horas
No Dia da Comunidade Luso-Brasileira lembramos que a dupla cidadania pode abrir as portas ao green card
Divulgação: Murtaz Law

No Dia da Comunidade Luso-Brasileira, celebrado em 22 de abril, a conexão entre Brasil e Portugal vai além da cultura e da história: ela pode ser a chave para o futuro. Desde 2022, brasileiros com cidadania portuguesa — ou em processo para obtê-la — passaram a ter acesso ao Visto E-2, uma modalidade que permite empreender e residir legalmente nos Estados Unidos. A data marca não só um elo entre nações, mas uma oportunidade concreta de mobilidade internacional.

Mesmo em meio a políticas imigratórias mais rígidas, os Estados Unidos seguem demandando mão de obra qualificada e capital estrangeiro para impulsionar sua economia. Hoje, o país conta com cerca de 100 categorias de vistos e, entre elas, o Visto E-2 se destaca por sua flexibilidade e foco em empreendedores.
Segundo o Instituto dos Registos e Notariado (IRN) de Portugal, entre 2010 e 2023, foram concedidas mais de 400 mil nacionalidades a brasileiros. Além disso, entre fevereiro de 2023 e fevereiro de 2024, dos 28.867 pedidos de nacionalidade submetidos online, 45% foram de cidadãos brasileiros, totalizando 12.844 solicitações. Esses números refletem a forte ligação histórica e cultural entre os dois países e indicam um contingente significativo de luso-brasileiros aptos a aproveitar oportunidades de mobilidade internacional, como o Visto E-2 nos Estados Unidos.

Destinado a cidadãos de países com acordos comerciais com os EUA, o Visto E-2 permite que o investidor e sua família morem legalmente nos Estados Unidos enquanto operam um negócio próprio. Não há valor mínimo fixo exigido, mas especialistas recomendam um investimento inicial a partir de US$ 100 mil. O visto pode ser renovado indefinidamente, desde que o empreendimento continue ativo e saudável financeiramente.
“O plano de negócios é o coração da aplicação”, afirma Dr. Murtaz Navsariwala, advogado especializado em imigração legal nos EUA e fundador da Murtaz Law, com sede em Illinois. “Para quem tem cidadania portuguesa e perfil empreendedor, o E-2 pode ser a porta de entrada mais rápida e realista para estabelecer residência legal no país e, futuramente, buscar caminhos para o green card.”Além disso, o visto contempla benefícios familiares: o cônjuge pode obter autorização de trabalho e filhos menores de 21 anos podem estudar nos EUA.

Embora muitos brasileiros tenham sobrenomes portugueses como Silva, Sousa, Oliveira ou Ferreira, isso por si só não garante direito à cidadania. A legislação portuguesa exige comprovação documental da descendência direta de um cidadão português — seja pai, mãe ou avós — e, no caso de netos, também é necessário demonstrar vínculos com a comunidade portuguesa. O sobrenome pode ser o ponto de partida, mas o direito depende de provas legais e registro junto ao sistema civil de Portugal.
O Dia da Comunidade Luso-Brasileira é mais do que uma data simbólica. É uma oportunidade para fortalecer laços, mas também para apontar caminhos práticos para os descendentes de portugueses que desejam ampliar horizontes — e talvez cruzar o Atlântico rumo ao mercado americano. Diante de um cenário global competitivo, investir nos EUA com respaldo jurídico e uma estratégia bem traçada pode transformar herança cultural em futuro promissor.

Com sólida trajetória de mais de uma década na orientação de famílias e indivíduos que desejam imigrar legalmente para os EUA e com uma taxa de aprovação que atinge 99,5%, a Murtaz Law acumula sucesso em casos de imigração temporária, familiar, naturalização, e, principalmente, com visto de trabalho, entre eles o EB2-NIW, que possibilita o Green Card.

O fundador Dr. Murtaz Navsariwala é advogado especialista em imigração para os EUA. Com formação em Economia e História pela Northwestern University e doutor em Direito pela Indiana University Bloomington (Maurer School of Law). Dr. Murtaz possui sua sede baseada em Illinois (EUA), onde é membro da Ordem dos Advogados, da ARDC, da American Immigration Lawyers Association e American Bar Association.
Para ficar por dentro de dicas e informações sobre como morar e trabalhar nos EUA siga a Murtaz Law no Instagram no link > Instagram (@murtazlaw)

Para saber mais informações sobre a Murtaz Law e fazer uma análise de elegibilidade gratuita acesse > https://pt.murtazlaw.com/

Contato para imprensa:
Jacy Abreu
 [email protected]
 Celular e WhatsApp: (11) 9.96250.7303
 www.lumepresscomunicacao.com.br

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JACYLETE MARIA ABREU DE OLIVEIRA
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp