O Instituto Serrapilheira abriu edital de financiamento de projetos de podcasts de ciência liderados por pessoas negras e indígenas de todo o Brasil. As equipes também devem ser formadas majoritariamente por pessoas negras e indígenas.
As inscrições vão até 30 de maio. As iniciativas selecionadas podem receber até R$ 55 mil para a produção de uma temporada. Serão escolhidas oito propostas.
Podem participar projetos em fase inicial e podcasts já estabelecidos e não há restrição em relação ao formato. Os temas científicos devem envolver áreas que são foco do Instituto: ciências da vida, geociências, física, química, ciência da computação ou matemática.
"O objetivo é contar boas histórias nas quais a ciência cumpra um papel importante. E, quanto mais diversas forem as maneiras de pensar e produzir ciência, mais ricas e interessantes serão as histórias", afirma Natasha Felizi, diretora do Programa de Jornalismo e Mídia do Serrapilheira.
Não é necessário fazer parte de uma grande organização, como um grupo de mídia, uma rádio ou um portal de notícias. Propostas de organizações pequenas ou produtores independentes serão igualmente analisadas, desde que possam demonstrar experiência prévia e condições de realizar o projeto.
As pessoas selecionados participarão de sete semanas de formação online com especialistas em produção de áudio e divulgação científica, nos meses de setembro e outubro. Em outubro, ainda haverá uma etapa presencial de cinco dias em Salvador (BA), abordará aspectos da produção, roteiro e distribuição de podcasts. Os custos do deslocamento e estadia serão cobertos pela Serrapilheira.
Conheça o edital e inscreva seu podcast
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MÁRCIO LEAL GONÇALVES
[email protected]