Em testes realizados em estufas e em campo, a empresa demonstrou uma atividade herbicida eficaz e consistente. Isso comprova que a tecnologia de RNA pode controlar plantas daninhas de difícil erradicação e ser combinada com herbicidas convencionais para aumentar a eficácia, ao mesmo tempo em que reduz a toxicidade geral, a carga química e os custos para o produtor. Essa estratégia permite que os agricultores integrem com facilidade uma solução à base de RNA em seus sistemas atuais de manejo de plantas daninhas. A médio e longo prazo, a GreenLight Bio pretende desenvolver uma gama de soluções autônomas à base de RNA para culturas de grãos e hortifrúti, capazes de combater com precisão diversas espécies problemáticas de plantas daninhas, reduzindo ainda mais os impactos ambientais e minimizando a resistência crescente observada com pesticidas convencionais, incluindo herbicidas.
O principal produto em desenvolvimento da empresa tem como alvo o controle da buva (Conyza canadensis), e foi selecionado a partir de um pipeline com mais de 180 moléculas candidatas, desenvolvido com base no conhecimento biológico da GreenLight Bio e por meio de ferramentas proprietárias de design auxiliadas por inteligência artificial. A buva é uma das plantas daninhas mais desafiadoras na agricultura de plantio direto, especialmente na cultura da soja.
“Produtores em todo o mundo enfrentam o aumento da resistência de plantas daninhas aos herbicidas e uma oferta cada vez mais limitada de ferramentas eficazes para o seu controle”, afirmou Andrey Zarur, CEO da GreenLight Biosciences. “Nossa plataforma baseada em RNA representa uma abordagem revolucionária e não transgênica para o manejo de plantas daninhas. Este avanço não apenas oferece um controle preciso, como também abre caminho para soluções que podem reduzir a dependência de herbicidas químicos tradicionais, como o glifosato.”
Esse desenvolvimento promissor permite à GreenLight Bio ampliar ainda mais seu portfólio de soluções agrícolas, expandindo sua atuação do controle de pragas para o manejo de plantas daninhas. A iniciativa faz parte da missão mais ampla da empresa de aplicar sua plataforma de RNA para inovação agrícola, incluindo o desenvolvimento de soluções não transgênicas que aumentem a tolerância das culturas ao calor e fortaleçam os mecanismos naturais de defesa das plantas.
Uma nova era no controle de plantas daninhas
Os herbicidas são a forma mais utilizada de proteção de cultivos, com um aumento global de mais de 44% no uso entre 2017 e 2022. A resistência a pesticidas químicos gera um custo estimado de pelo menos US$ 10 bilhões por ano para o setor agrícola dos Estados Unidos. Apesar dos investimentos significativos em pesquisa e desenvolvimento, apenas um novo mecanismo de ação (MoA) de herbicida foi comercializado nas últimas três décadas, limitando as opções disponíveis aos agricultores para o combate às plantas daninhas resistentes.
A solução da GreenLight Bio à base de RNA introduz um novo mecanismo de ação que atua em harmonia com a biologia, e não contra ela. Sua plataforma de RNAi, aplicada por pulverização foliar, atua com precisão em funções essenciais das plantas daninhas, sem afetar as culturas ou o meio ambiente ao redor. As moléculas de RNA se degradam rapidamente, o que reduz sua persistência no ambiente, mantendo a eficácia e sem deixar resíduos tóxicos nas lavouras. Essa abordagem representa uma alternativa urgente e necessária, que reduz a dependência de herbicidas químicos persistentes, cada vez mais visados por órgãos reguladores e movimentos ambientalistas.
Caminho para a comercialização
Com base no progresso já alcançado, a GreenLight Biosciences iniciará em breve a elaboração de dossiês para submissão regulatória, com o objetivo de lançar seus produtos no mercado global.
Entre os produtos comercialmente disponíveis da GreenLight Bio está o Calantha™, aprovado no início de 2024 pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) e por diversos estados, para o controle do altamente destrutivo besouro-do-colorado, praga que dizima plantas da família das solanáceas. A próxima solução da empresa visa o controle do ácaro Varroa, praga devastadora das abelhas, cujo pedido de avaliação regulatória foi submetido à EPA no início de 2023.
Sobre a GreenLight Biosciences
A GreenLight Biosciences pesquisa, desenvolve e comercializa soluções sustentáveis, eficazes e de fácil aplicação para agricultores em todo o mundo, com o objetivo de promover uma produção de alimentos mais resiliente. Como líder no uso de RNA para a agricultura, a empresa possui um pipeline robusto voltado à resolução dos principais desafios enfrentados pelos produtores nas áreas de inseticidas, fungicidas e herbicidas. Sua plataforma de fabricação é protegida por diversas patentes.
A tecnologia de interferência por RNA (RNAi) é uma plataforma cientificamente comprovada, já aplicada na agricultura, e a GreenLight Biosciences está ativamente comercializando produtos baseados nessa abordagem.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FERNANDA DE SOUZA MARTINS
[email protected]