A Pitney Bowes, multinacional orientada pela tecnologia que oferece soluções de envio em SaaS e inovação em correspondências em todo o mundo, vem revolucionando a forma como as operações logísticas são feitas. A parceria com o Grupo Torra, uma das maiores redes de moda popular do país, desde 2022, tem gerado resultados expressivos para a movimentação de cargas da varejista, que atualmente conta com mais de 80 lojas em todo o Brasil.
O projeto envolve a aplicação de um Sorter Duplo da Pitney Bowes, uma tecnologia que mecaniza a triagem e distribuição de produtos, instalados em série com possibilidade de operar em paralelo, com capacidade de processamento que varia entre 3 mil caixas (utilizando apenas uma máquina) e 6 mil caixas (utilizando as duas soluções) por hora. O primeiro sorter foi instalado em 2022 e o segundo em 2024, totalizando 95 metros de comprimento de equipamento automatizado.
Na operação do Grupo Torra, os equipamentos são divididos em duas etapas principais, com 60% de estoque e 40% de crossdocking. No primeiro galpão, de 20 mil metros quadrados, a automação é guiada pela leitura de etiquetas que definem as rotas dos produtos. Este processo elimina retrabalhos e aumenta significativamente a acuracidade do destino das encomendas.
Além disso, o projeto conta com uma câmera de foco dinâmico, que permite ajuste altamente preciso em segundos, onde o cliente não precisa se preocupar com o tamanho e variação da etiqueta, a uma velocidade de 2 metros por segundo sem interromper o fluxo. Com isso, o Grupo Torra consegue realizar a cubagem e a separação dos produtos em movimento e passa a processar até 7 milhões de caixas por ano, onde a capacidade dobrada é ativada especialmente em períodos de alta demanda, como Dia das Mães, Black Friday e Natal.
“O projeto desenvolvido para o Grupo Torra demonstra como a automação personalizada e a inteligência embarcada dos nossos sorters, integrados à balança automática, podem transformar a operação logística. Com dois equipamentos trabalhando em linha e um portal de leitura dinâmico, entregamos uma solução robusta, escalável e com tecnologia nacional, o que reduz custos e agiliza tanto a implementação quanto a manutenção”, explica Murilo Namura, head of sales da área de equipamentos.
Outro grande diferencial do projeto é o sistema VMS (Volume Measurement System), tecnologia exclusiva da Pitney Bowes que mensura com precisão a volumetria de cada embalagem. Isso permite um planejamento logístico mais eficaz, definindo os veículos ideais para cada tipo de rota.
“Ainda, a modularidade dos sorters também garante flexibilidade à operação: enquanto um está em manutenção, o outro pode operar normalmente, mantendo o fluxo logístico ativo. É um projeto que exemplifica muito bem como a evolução constante das tecnologias aplicadas à automação logística é um pilar fundamental para o fortalecimento e modernização do segmento no Brasil, tornando-o competitivo, ágil e preparado”, finaliza Namura.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GIOVANNA REBELO ALVES
[email protected]