Ao lado de Priscilia Queiröz, ex-detento do Carandiru fala sobre mudança de vida
Sobrevivente do massacre no presídio citado, Sidney Sales cuida de pessoas em situação de vulnerabilidade e já foi a Harvard
ROBERTA LEMOS
06/05/2025 14h39 - Atualizado há 15 horas
Divulgação
Do massacre no Carandiru, onde quase morreu, à participação em conferência em Harvard, uma das principais universidades norte-americanas. Este foi o trajeto do ex-presidiário Sidney Sales, que palestrou no auditório do edifício The One Office Tower, em Jundiaí, no interior de São Paulo. Ao seu lado, esteve a mentora Priscilia Queiröz, que teve papel fundamental na mudança de vida do antigo detento.
No evento em questão, cujo tema era “Do Cárcere à Harvard, o Poder da Superação”, Sidney contou sua história. Na penitenciária já citada, ficou no Pavilhão 9, preso na cela 504-E. Naquele local, em 1992, viu mais de 100 presos serem assassinados, carregou cadáveres e temeu a morte.
Depois disso, ele terminou de cumprir pena e foi para as ruas. Lá, voltou ao crime, cometendo assaltos. Então, em um conflito com policiais, levou seis tiros e acabou ficando paraplégico.
De lá para cá, tudo mudou. Virou pastor, administra centros de acolhimento para pessoas em situação de rua e clínicas de reabilitação para usuários de drogas. Além disso, profere palestras e foi convidado, em 2019, a participar de um evento em Harvard.
Atuação
Esta guinada vivida por Sales passou pela ajuda oferecida por Priscilia. Ela trabalhou com ele no sentido de fazê-lo entender que seu destino poderia mudar. “Quando conheci o Sidney, vi um homem com uma história potente, mas que ainda carregava muitas feridas abertas. Meu papel foi guiá-lo no processo de reconstrução da identidade, mostrando que ele podia transformar dor em propósito”, afirmou Priscilia Queiröz, mentora do ex-presidiário e referência internacional em liderança e desenvolvimento humano. Segundo ela, o trabalho envolveu desbloqueios emocionais, reprogramação de crenças limitantes e fortalecimento de uma visão de futuro.
Para a especialista, o poder da superação de Sidney está diretamente ligado à capacidade que ele desenvolveu de transformar sua trajetória. “A mudança começa quando mudamos nossa mentalidade. Ensinei ao Sidney o que ensino a empreendedores e líderes no Brasil e no exterior: toda dor pode ser convertida em propósito. Ele é um exemplo vivo de que o impossível só existe até que alguém prove o contrário”, declarou.
A mentora também ressaltou que sua missão é auxiliar pessoas por meio do conhecimento e da ação. “Quando ajudo alguém como ele a desenvolver clareza, visão e estratégias, estou contribuindo para a construção de agentes de mudança social”, destacou Priscilia, que já palestrou em eventos internacionais, como o Fórum Econômico Mundial, em Portugal.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ROBERTA MARTINI SCHWINZER LEMOS
[email protected]