São Paulo, maio de 2025 – O setor da construção civil fechou o ano de 2024 com uma performance digna de nota, com um crescimento de 4,3% e um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 359,523 bilhões, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com a virada do calendário, as perspectivas para 2025, no entanto, não são muito otimistas. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) projeta um avanço mais contido para o segmento, com uma expectativa de alta de 2,3%.
A julgar pelos primeiros números do comércio varejista de materiais de construção (matcon), o ano de 2025 começou mesmo desafiador. É o que informa a mais recente edição do Termômetro JS+ Anamaco, um dos mais completos estudos sobre performance e tendências do varejo, elaborado pela vertical de inteligência da Juntos Somos Mais, joint venture da Votorantim Cimentos, Tigre e Gerdau, que atua no processo de digitalização do setor da construção, junto do Instituto de Pesquisas Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção (ANAMACO).
O indicador de mercado se baseia na análise de dados do histórico de transações on-line e off-line do comércio varejista de matcon, bem como pesquisa de relacionamento junto ao setor.
De acordo com o Termômetro, em janeiro deste ano o número de lojas com a percepção de crescimento nas vendas retraiu em relação a dezembro do ano passado, em um movimento esperado para o período. No último mês de 2024, essas lojas representavam 51%, enquanto em janeiro eram 48%. Mesmo assim, a pesquisa mostra um predomínio, em todas as regiões do país, do percentual de lojas que identificaram um aumento nas vendas de janeiro.
A nível regional, o Nordeste se destacou com o maior saldo nas vendas (crescimento menos retração), com uma diferença de 42% entre a percepção de aumento das vendas e a impressão de queda entre dezembro e janeiro. Todas as regiões cresceram expressivamente na comparação entre janeiro de 2025 com o mesmo período de 2024, com ênfase para o Nordeste, cuja percepção de crescimento nas vendas foi de 30%, em 2024, para 54%, neste ano.
Quanto à expectativa de vendas para os próximos três meses, o levantamento indica, entretanto, que o sentimento de crescimento nas vendas saltou entre os lojistas de matcon, indo de 55%, em dezembro, para 71%, em janeiro. Dessa forma, atingiu o pico de expectativas registrado no ano passado somente em duas ocasiões, nos meses de abril e setembro.
As lojas mais focadas em material básico são as mais otimistas em relação aos próximos três meses, sendo que 76% apostam no incremento das vendas e 19% apontam para uma manutenção. Já os lojistas mais focadas em material para pintura estão relativamente mais pessimistas, com 61% dos seus vendedores apostando no aumento das compras para os próximos meses e 30% no recuo dos negócios.
Ainda segundo o estudo, os resultados em janeiro, considerando a diferença entre as lojas que cresceram e caíram, retraíram em linha com as expectativas dos lojistas.
Sell-in e materiais de construção
O Termômetro JS+ Anamaco também levantou dados de sell-in (venda do fabricante para o lojista), que tiveram alta de 7,3%, em janeiro, após acumularem uma queda de 21,1% de outubro a dezembro de 2024. No comparativo anual, foi registrado um recuo de 3,4% nessas vendas em relação a janeiro do ano passado. Já quando comparados os dados do período acumulado ano vs. ano, a pesquisa aponta também para uma queda de 3,4%.
Ainda em janeiro de 2025, os preços do setor dispararam 6,1% em relação a dezembro de 2024. No intervalo anual, houve um salto de 3,9% nos preços desses itens.
O Termômetro ainda mostrou que, no início deste ano, o otimismo dos lojistas seguiu em rota de crescimento quanto às expectativas das ações do governo federal nos próximos 12 meses. O sentimento positivo foi de 54%, em dezembro, para 58%, em janeiro. Enquanto isso, o grupo dos pessimistas se manteve estável, em 16%.
Saiba mais | Juntos Somos Mais
O programa Juntos Somos + foi criado em 2014 pela Votorantim Cimentos como um programa de relacionamento, tendo em vista desenvolver o varejo e contribuir para a sustentabilidade da cadeia por meio da geração de novos negócios. Contando com as sócias Gerdau e Tigre, o programa Juntos Somos + se transformou em uma empresa independente, denominada Juntos Somos Mais, uma rede que tem como propósito fortalecer, desenvolver e qualificar o varejo da construção civil. Além de oferecer o programa de fidelidade, a startup também opera a Loja Virtual, um marketplace B2B que conecta online o comércio varejista de materiais de construção a marcas da indústria. Atualmente, mais de 30 empresas líderes em seus segmentos participam do programa de fidelidade, juntamente com mais de 100 mil lojas. Na Loja Virtual, são mais de 30 mil lojistas comprando mensalmente. Saiba mais por meio do site oficial.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DEUSARINA ALVES SANTANA
[email protected]