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6 práticas que fazem uma empresa ser amada pelos profissionais

Conteúdo Comunicação
07/05/2025 08h10 - Atualizado há 10 horas
6 práticas que fazem uma empresa ser amada pelos profissionais
Foto: Reprodução
 

6 práticas que fazem uma empresa ser amada pelos profissionais

Estudo da ILoveMyJob revela o que mais importa na experiência de trabalho segundo os próprios talentos. Clima organizacional, autonomia e coerência cultural estão no topo da lista

Por que algumas empresas mantêm times engajados mesmo em um cenário com tantas mudanças? Clima positivo, comunicação clara, autonomia e propósito. Esses são alguns dos principais fatores que fazem um profissional admirar uma empresa.

O dado vem do ranking Loved Companies, produzido pelo hub ILoveMyJob, que ouviu 865 profissionais de diferentes regiões do Brasil. A pesquisa identificou as práticas mais valorizadas no ambiente de trabalho e apontou os principais motivos que levam os talentos a pedir demissão.

A seguir, veja quais são as seis práticas que, segundo os profissionais ouvidos, definem os lugares mais desejados para se trabalhar hoje.

1. Crie um clima organizacional positivo 

Mais do que estrutura física ou política de benefícios, o ambiente de trabalho importa, e muito. De acordo com o estudo, 18% dos profissionais apontam o clima organizacional como o fator mais determinante para se sentirem bem em uma empresa.

2. Comunique com transparência

A falta de clareza sobre metas, decisões e mudanças pode gerar ruído, desconfiança e perda de engajamento. Para 16% dos entrevistados, a comunicação eficiente é essencial para manter a confiança nas lideranças e fortalecer a cultura.

3. Ofereça autonomia real 

Ter liberdade para propor ideias, tomar decisões e conduzir projetos aumenta o senso de pertencimento. Cerca de 12% dos respondentes afirmam que a autonomia no dia a dia faz a diferença na experiência de trabalho.

4. Adote modelos flexíveis 

O equilíbrio entre vida pessoal e profissional deixou de ser tendência e virou critério decisivo na escolha por uma vaga. Para 11% dos profissionais, a flexibilidade, seja de horários, formatos ou local de trabalho,  é um dos aspectos mais valorizados.

5. Valorize e reconheça 

Reconhecer entregas de forma contínua, personalizada e pública aparece como diferencial na retenção de talentos. Segundo o levantamento, 10% dos profissionais destacam o reconhecimento como fator-chave para permanecer em uma empresa.

6. Tenha um ambiente inclusivo e respeitoso  

A diversidade e o respeito ao diferente também entraram no radar dos profissionais. Para 9% dos entrevistados, ambientes inclusivos são essenciais para criar uma experiência de trabalho positiva e duradoura.

“Hoje, as empresas precisam ir além de salários competitivos. Escutar os talentos de forma ativa e rotineira é essencial para criar ambientes que inspirem e atendam às expectativas crescentes dos profissionais”, afirma Angélica Madalosso, CEO da ILoveMyJob.

O estudo resultou em um ranking com as 10 empresas mais admiradas do país, segundo a percepção dos profissionais entrevistados. São elas:

1º. Natura, 2º. Vale, 3º. Grupo Boticário, 4º. Eurofarma, 5º. Petrobras, 6º. Eletrobrás, 7º. Itaú, 8º. Negócio Próprio (como alternativa de carreira), 9º. CPFL e 10º. Echoenergia.

O relatório completo está disponível em: www.lovedcompanies.com.br

O que empresas como a Natura estão fazendo? 

Primeira colocada no ranking, a Natura aposta em uma cultura que une inovação, bem-estar e impacto social.

Entre as práticas destacadas no estudo estão:

  • Página de carreiras fora do site institucional, com acessibilidade e incentivo à avaliação no Glassdoor (nota: 4,1);
  • Políticas de equidade e programas como o Visibilidade Negra;
  • Estrutura física que reforça valores de acolhimento e conexão, como o berçário e a escada laranja na sede, usada como espaço de encontros criativos;
  • Estratégias de EVP (Employee Value Proposition) refletidas no dia a dia e no relacionamento com colaboradores.

Tendências que moldam o ambiente de trabalho

As empresas mais admiradas pelos profissionais apostam em estratégias de fortalecimento da marca empregadora para consolidar sua cultura e atrair talentos. Entre os principais, estão: 

  • Benefícios diferenciados: iniciativas como o Auxílio Pet (Grupo Boticário) e programas de suporte à saúde mental refletem a escuta ativa dos talentos e ampliam o cuidado com o bem-estar no ambiente de trabalho.
  • Transformação digital: investimentos em tecnologia e digitalização impulsionam ambientes de trabalho mais modernos e dinâmicos. Empresas como o Itaú têm se destacado nesse movimento.
  • ESG e responsabilidade social: práticas de ESG (Environmental, Social and Governance) se consolidaram como critérios decisivos para atração e fidelização de talentos. Empresas que integram práticas ESG ao seu modelo de gestão são mais valorizadas.

Evento aproxima teoria da prática

Algumas das práticas observadas no ranking poderão ser conhecidas de perto durante o EB Expert Experience, evento presencial que acontece entre os dias 27 e 29 de maio, em São Paulo.

Promovido pela ILoveMyJob, o encontro inclui visitas técnicas às sedes de empresas como Natura, XP Inc., Vivo, Cosan e Cacau Show, além de workshops sobre employer branding, reputação em ciclos de crise e o papel da liderança na experiência do colaborador.

Durante as visitas, os participantes conhecerão espaços simbólicos das empresas anfitriãs, como a sede da Natura — que conta com berçário e áreas de convivência —, os hubs de inovação da XP e as salas de experiência da Cacau Show. A programação completa pode ser acessada em: university.ilovemyjob.com.br/employer-branding-expert-experience 

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Sobre a ILoveMyJob

 

A ILoveMyJob é o primeiro hub de marca empregadora do Brasil, dedicado a transformar a relação entre pessoas e empresas. Com atuação em mais de 20 empresas e a formação de mais de 1.000 profissionais em cursos especializados, a ILoveMyJob se consolidou como referência no desenvolvimento de estratégias personalizadas de employer branding.

 

Sobre a Angélica Madalosso

Angélica Madalosso é CEO e cofundadora da ILoveMyJob, com mais de 15 anos de experiência em Endomarketing, Comunicação Interna e Employer Branding. Formada em Relações Públicas e pós-graduada em Planejamento de Comunicação Organizacional e Marketing Digital, liderou projetos para empresas como Sicredi, GOL, CCR, Natura, Raizen, Mondelëz, Cosan, XP, iFood, Renner e OLX. Coautora do livro “A Experiência do Colaborador” (2020) e autora do livro “Employer Branding Expert” (2023), é professora, palestrante e referência no Brasil em estratégias de gestão de marca empregadora.

Para saber mais sobre Angélica Madalosso e seus conhecimentos, fique à vontade para nos consultar:

Tais Gomes
Assessora de Imprensa
TG Assessoria de Imprensa
(11) 98834-9744
[email protected] 

Chris Coelho
Assessora de Imprensa
TG Assessoria de imprensa
(22) 99902-6091
[email protected]  

Vinicius Pereira
Assessor de Imprensa
TG Assessoria de Imprensa
(11) 94659-0822
[email protected] 


 

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VINICIUS PEREIRA SANTOS
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