Portal Serrolândia Publicidade 728x90

Festival Aralume segue programação formativa com oficina “Pife: Tradição e Contemporaneidade” na Casa de Vovó Dedé

A oficina é gratuita e voltada a jovens de 7 a 29 anos oriundos de famílias de baixa renda. A atividade oferece uma imersão nos saberes tradicionais e contemporâneos do pífano

JACY ABREU
06/05/2025 23h29 - Atualizado há 18 horas
Festival Aralume segue programação formativa com oficina “Pife: Tradição e Contemporaneidade” na Casa de Vovó Dedé
Divulgação - Casa de Vovó Dedé

Dando continuidade à proposta pedagógica do Projeto Aralume, a Casa de Vovó Dedé convida para a oficina “Pife: Tradição e Contemporaneidade”, ministrada pelo professor Ferreira Júnior. A atividade será realizada nos dias 07 e 09 de maio, das 13h às 17h, na sede da instituição (Rua Jerônimo de Albuquerque, 445 – Barra do Ceará – Fortaleza/CE).

Com duração total de 8 horas-aula, distribuídas em dois encontros, a oficina é gratuita e voltada a jovens de 7 a 29 anos oriundos de famílias de baixa renda. A atividade oferece uma imersão nos saberes tradicionais e contemporâneos do pífano, abordando desde sua história e trajetória cultural na música brasileira até aspectos práticos como organologia, técnicas de execução e construção do instrumento.

A iniciativa reforça o compromisso da Casa de Vovó Dedé com a valorização das linguagens populares e o protagonismo cultural da juventude periférica. A oficina integra a programação do Festival de Arte e Cultura Nordestina Aralume 2025, que une formação e difusão artística através de ações gratuitas e inclusivas.

Além da oficina de pífano, o Festival Aralume oferecerá também a oficina “Elaboração de Arranjos em Música Popular”, que ocorrerá nos dias 15 e 17 de maio, das 13h às 17h. Essa atividade terá como foco a criação musical e os fundamentos do arranjo aplicados à música brasileira, com ênfase na tradição nordestina. Os participantes trabalharão técnicas como parafraseamento melódico, orquestração para sopros, harmonizações e estruturas aplicadas a formações como quartetos e bandas.

As oficinas formativas do Festival Aralume 2025 devem beneficiar 60 jovens em situação de vulnerabilidade social. Todas as atividades contam com acessibilidade física e de conteúdo, promovendo uma experiência verdadeiramente inclusiva.

Mais informações e confirmação de presença pelo WhatsApp (85) 9.8888.2244.
O Festival Aralume é uma realização da Casa de Vovó Dedé, com curadoria e direção artística de Ewelter Rocha. O projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet – 8.313/91), por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Ministério da Cultura. Conta com o patrocínio das empresas Vonixx, Resibras e Guanabara, e parcerias com Bia Gurgel Consultoria, Fix Turismo, Lumepress Comunicação e VSM Comunicação. A realização é da Casa de Vovó Dedé e do Ministério da Cultura – Governo Federal: União e Reconstrução.
O Festival também assegura medidas de democratização do acesso à cultura, voltadas especialmente a jovens de baixa renda e pessoas com deficiência, reforçando seu compromisso com a educação artística, a inclusão e o fortalecimento das raízes culturais do Nordeste.

Serviço
Oficina “Pife: Tradição e Contemporaneidade”
Dias 07 e 09 de maio de 2025 | Das 13h às 17h
Local: Casa de Vovó Dedé – Rua Jerônimo de Albuquerque, 445 – Barra do Ceará – Fortaleza/CE
Instrutor: Ferreira Júnior
Confirmação de presença: WhatsApp (85) 9.8888.2244

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JACYLETE MARIA ABREU DE OLIVEIRA
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp