Médicos de todo o país atendem moradores do interior do Ceará
Com a telemedicina, a UTA Fiorella, criada em homenagem a filha de competidor do Rally dos Sertões, já realizou cerca de 5 mil atendimentos
KASANE COMUNICAÇÃO
12/05/2025 01h08 - Atualizado há 12 horas
Telemedicina _ Divulgação SAS Brasil
Há um ano, a Unidade de Telemedicina Avançada (UTA) Fiorella Andrade Carneiro conecta moradores de distritos e povoados do litoral cearense a médicos voluntários de todo o país. Instalada pela organização social SAS Brasil em Itarema–CE, a estrutura equipada com consultório médico de ponta usa da telemedicina para potencializar o acesso à saúde especializada. No último ano, a estrutura proporcionou 5.778 atendimentos em especialidades médicas para distritos e povoados com pouca ou nenhuma assistência em saúde, por meio de consultas e serviços diários e em ações de mutirões.
Junto ao sistema público de saúde, o contêiner encurta distâncias e possibilita serviços de diagnóstico e prevenção para pessoas com diabetes, gestantes e a população geral. A UTA Fiorella, como é popularmente conhecida, também oferta exames em eletrocardiograma, teleultrassonografia e triagens em câncer de pele, câncer de colo de útero e diabetes. Tudo de forma gratuita para os moradores.
Além da tecnologia e do acolhimento, o contêiner abriga a memória de uma criança e o amor de uma família. “Batizar essa unidade de telessaúde com o nome da nossa filha é uma forma de honrarmos sua passagem pelo nosso mundo. Sentimos uma imensa gratidão da nossa filha Fiorella que, além de ter renovado as nossas vidas, pode agora transformar, através da UTA Fiorella Andrade Carneiro, a vida e a saúde de outras pessoas”, disse o competidor do Sertões Lélio Vieira Carneiro Júnior, ao lado da esposa Mariana Carneiro, no momento da inauguração da UTA Fiorella, em maio de 2024.
A Fiorella da Fifi Rally Team é uma incentivadora da organização social SAS Brasil que, com ações itinerantes e perenes, já acolheu 1,5 milhões de brasileiros em 26 estados do país. Uma das beneficiadas foi a dona de casa Rosa Dias: “Aqui eu pude ser acompanhada por seis meses com um psicólogo, recebi o diagnóstico em diabetes e sou acompanhada com endocrinologista, dermatologista, nutricionista e até ginecologista”, relatou a moradora de Itarema–CE após passar pela retirada de uma suspeita de câncer de pele na UTA Fiorella em abril deste ano.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINA OLIVEIRA DE ASSIS
[email protected]