O estado de Goiás viveu, entre os dias 12 e 17 de maio, uma intensa semana de emoção, integração e competição com a realização dos JUBs Futebol, Fut7, X1 e X2. As cidades de Goiânia, Goianira e Trindade foram os palcos desse grande evento esportivo, que reuniu 1.110 atletas de 32 universidades, representando 18 estados brasileiros.
O evento marcou o calendário esportivo nacional ao unir esporte, educação e inclusão social, consolidando Goiás como referência na realização de grandes competições universitárias.
Para o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rudson Rosa Guerra, receber o JUBs foi um marco para o fomento ao esporte no estado: “É um presente que Goiás recebeu da FGDU, que trouxe junto com a CBDU essa parceria, principalmente para o fomento esportivo no estado e de inclusão social. É um orgulho receber universidades de diversos estados aqui em Goiás. Com isso, a gente pode fazer parte de um movimento muito maior, de dar oportunidade de crescimento e desenvolvimento a esses jovens. E em nome do Governador Caiado, deixo o convite para voltar, pois Goiás está de portas abertas para receber eventos como este.”
Além do impacto esportivo, o evento movimentou também a economia local. O secretário municipal de Esporte e Lazer de Goiânia, Coronel Bites, destacou os benefícios além das quatro linhas: “Com o JUBs Futebol e, em seguida, o JUBs Atléticas, são muitas delegações presentes na cidade, o que acaba fomentando muitos setores. Não é só o esporte que ganha, temos a nossa rede de hotelaria, restaurantes, comércio, turismo, cultura — todo mundo se beneficia. O município se sente até na obrigação de contribuir e se empenhar para que o evento aconteça, porque também aumenta a arrecadação.”
A competição teve um desfecho emocionante, com duas instituições goianas na grande final: a UNIEVANGÉLICA, que se sagrou campeã, e a UNIVERSO, como vice-campeã. Para o vereador Lucas Vergílio, o resultado demonstra a força do esporte universitário em Goiás. “É muito importante colocar Goiânia neste calendário esportivo. O envolvimento das nossas universidades aqui é muito grande. Não é à toa que tivemos uma final com duas instituições goianas. Esse fomento esportivo-universitário é essencial, porque o jovem busca não só a sua formação profissional, mas também a sua formação como cidadão. O desporto universitário completa a formação do ser humano, traz cidadania, inclusão, espírito de coletividade, além de saúde.”
O presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Alim Maluf Neto, celebrou o sucesso da edição. “O JUBs Futebol cresce a cada ano, em nível técnico, em participação e em estrutura. Nesta edição, fomos acolhidos de forma extraordinária por Goiás, que abraçou o evento com entusiasmo. A infraestrutura oferecida foi belíssima, e tivemos apoio irrestrito do Governo do Estado e das prefeituras de Goiânia, Goianira e Trindade. Esperamos que o evento tenha deixado seu legado. Trouxemos o nosso embaixador, Washington 'Coração Valente', para conversar com as crianças da região, pois elas são o futuro dessa cidade — e é com esporte e educação que se constrói esse futuro.”
O JUBs Futebol, Fut7, X1 e X2 reforçou o papel do esporte como ferramenta de transformação cidadã. Integrando esse envolvimento social, a CBDU promoveu uma campanha de arrecadação de absorventes íntimos para o Projeto Construindo Campeões, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer de Goiás, que assiste pessoas em vulnerabilidade social por meio das artes marciais. Atualmente, é o maior projeto de lutas do país e 40% dos assistidos são mulheres. “Sempre que os JUBs chegam a uma cidade, buscamos deixar um impacto positivo. Além de movimentar a economia local, queremos marcar a vida das pessoas de forma significativa.”, explica Elaine Morellato, coordenadora de responsabilidade social da CBDU.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MONICA MARQUES LANGSDORF
[email protected]