Em meio à rotina acelerada, ao excesso de estímulos e aos crescentes índices de ansiedade, práticas milenares como o Raja Yoga voltam a despertar o interesse de quem busca equilíbrio, clareza mental e autoconhecimento profundo. Muito além de posturas físicas, o Raja Yoga propõe uma jornada interior de auto-observação guiada por princípios éticos e morais.
Segundo Vinícius Wawrzeniak, professor de Yoga e idealizador do Viveka Yoga Shala, escola brasileira referência no ensino metodológico da tradição clássica, o Raja Yoga é um caminho direto para a organização dos pensamentos e fortalecimento da inteligência emocional. “Hoje, vivemos em um mundo que ensina a reagir impulsivamente a tudo. O Raja Yoga nos convida a responder com consciência”, afirma.
Diferente do que muitos imaginam, o Raja Yoga não é uma vertente de posturas físicas (como o Hatha Yoga), mas sim uma disciplina que se estrutura em oito passos, conforme descrito nos Yoga Sutras de Patanjali — texto clássico da filosofia indiana. Os pilares incluem condutas éticas (Yamas e Niyamas), domínio do corpo e da respiração, concentração, meditação e o samadhi (estado de conexão suprema).
“É uma prática que ordena a mente. Por isso, é indicada para todas as pessoas, inclusive aquelas que nunca fizeram yoga antes. A prática é completamente adaptável e não exige nenhum preparo físico”, explica Vinícius.
O Raja Yoga é seguro para qualquer faixa etária, incluindo idosos. “Como a base da prática está na respiração, atenção plena e ética de vida, qualquer pessoa pode se beneficiar, independentemente da idade, condição física ou experiência prévia”, reforça Vinícius.
Aliás, um estudo publicado no International Journal of Yoga aponta que a prática regular de meditação e respiração consciente pode reduzir em até 50% os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Além disso, práticas como o Raja Yoga vêm sendo recomendadas inclusive em ambientes corporativos e escolares, como ferramenta de gestão emocional.
Entre os principais benefícios do Raja Yoga estão:
“É como treinar a mente para se manter em silêncio mesmo diante do caos. O praticante aprende a não se identificar com o medo, com a raiva ou com o ego. E isso tem um impacto direto na vida profissional, nos relacionamentos e na saúde”, complementa o especialista.
Sobre Vinícius Wawrzeniak
É idealizador e professor do Viveka Yoga Shala, escola localizada em São Paulo que une tradição e metodologia no ensino do Raja Yoga e da Bhagavad Gita. Com formação internacional em Yoga e uma sólida base filosófica, é pós-graduado em Ayurveda pelo Suddha Dharma Mandalam e certificado por nomes como Pedro Franco e Dr. César Deveza. Também estudou Vedanta com Jonas Masetti, atuou em projetos sociais como professor voluntário e liderou vivências em ecovilas e caminhos espiritualistas. Graduado em Medicina Veterinária e Relações Internacionais, Vinícius é ainda escultor cerâmico, amante da história, da filosofia e das práticas de autoconhecimento. Sua missão é tornar o Yoga acessível, autêntico e transformador.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PAULO NOVAIS PACHECO
[email protected]