Portal Serrolândia Publicidade 728x90

Bares e Restaurantes registram queda de 1,6% nas vendas em abril, segundo Índice Abrasel-Stone

Em relação ao mesmo período do ano anterior, a queda foi de 1,7%

TATIANE FERREIRA
30/05/2025 13h09 - Atualizado há 3 dias
Bares e Restaurantes registram queda de 1,6% nas vendas em abril, segundo Índice Abrasel-Stone
Foto: Midjourney

As vendas no setor de bares e restaurantes recuaram 1,6% em abril, no comparativo mensal, segundo dados do Índice Abrasel-Stone, que está sendo relançado pela Stone em parceria com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). Em relação ao mesmo período do ano anterior, a queda foi de 1,7%

O Índice Abrasel-Stone, que acompanha mensalmente o desempenho do setor de alimentação fora do lar, foi desenvolvido para apoiar empreendedores do setor com informações confiáveis e atualizadas sobre o comportamento do mercado. O indicador reflete a variação nas vendas de estabelecimentos de alimentação fora do lar, a partir da estrutura financeira da Stone em 24 estados brasileiros.

Nesta nova fase, o indicador passa a contar com uma análise mais completa e aprofundada sobre o desempenho do setor, disponível para download em formato de relatório. Além dos dados mensais, empreendedores terão acesso a conteúdos exclusivos, com insights estratégicos pensados para apoiar a tomada de decisão no dia a dia dos negócios. O material será publicado mensalmente no site da Abrasel e no hub de conteúdo da Stone, ampliando o acesso a informações relevantes e atualizadas sobre o setor.

“Diferentemente do comércio, que vem apresentando sinais claros de arrefecimento desde dezembro, o setor de bares e restaurantes vem registrando ao longo de 2025 resultados mais voláteis. Neste contexto, a queda mensal de 1,6% de abril ocorreu após alta de 3% em março, o que torna uma leitura de tendência de queda prematura”, avalia Matheus Calvelli, cientista de dados e pesquisador da Stone. “O Índice Abrasel-Stone foi justamente criado para acompanhar essas movimentações com maior precisão e apoiar os empreendedores na adaptação de suas estratégias”, finaliza.

Além dos fatores macroeconômicos, aspectos sazonais e comportamentais também interferiram no desempenho do mês. “Abril foi um mês um pouco atípico. O feriadão de Páscoa e Tiradentes trouxe movimento às cidades mais turísticas, mas tirou volume das localidades de negócios. Também foi um mês de ressaca do carnaval, que movimentou o setor em março. Dados de inflação mostram ainda que os estabelecimentos fizeram uma recomposição nos preços dos cardápios, que estavam muito defasados. Isso pode ter tido algum efeito no movimento. Maio e junho costumam ser meses bons, com datas fortes como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados. Vamos acompanhar, esperando que a queda se reverta”, explica Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.

Sobre o Índice Abrasel-Stone

O Índice Abrasel-Stone acompanha mensalmente a movimentação do setor de alimentação fora do lar no Brasil, com o objetivo de oferecer dados atualizados e confiáveis que apoiem bares, restaurantes e outros estabelecimentos do segmento na definição de estratégias e tomada de decisão. O estudo é fruto de uma parceria entre a Stone e a Abrasel, e reflete a variação das vendas com base nas transações financeiras capturadas pela Stone em 24 estados brasileiros. Os dados consideram diferentes portes de negócio e apresentam recortes mensais e sazonais, oferecendo uma visão abrangente e representativa do setor gastronômico nacional.

Sobre a Abrasel

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar, contribuindo com a construção de um Brasil mais simples de se empreender e melhor para se viver.

Sobre a Stone

Empresa de tecnologia financeira que possui uma plataforma de soluções completas, cujo propósito é melhorar a vida do empreendedor brasileiro, ajudando-o a vender mais, gerir melhor o seu negócio e crescer sempre. Por meio de tecnologia e inovação, contribui para o fortalecimento e a evolução do mercado. Com clientes espalhados por todo o Brasil, desenvolve um relacionamento próximo e personalizado com cada um dos lojistas que atende.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
TATIANE RAQUEL FERREIRA RIBEIRO
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp