Colagem, desenho, quadrinhos, texto e poesia cabem em apenas algumas folhas dobradas: é a proposta da oficina de zine que a artista visual não binária Reya Perovano conduz no dia 14 de junho, das 15h às 17h, na Biblioteca Cine por Elas, em Vila Velha. Gratuito, o encontro pretende aproximar jovens leitoras e escritoras da prática do “faça‑você‑mesmo”, mostrando como a autopublicação pode ser aliada da expressão artística e da circulação de narrativas periféricas no Espírito Santo. Ao longo das duas horas, participantes aprenderão técnicas simples de edição, colagem e encadernação, produzindo uma mini‑revista artesanal capaz de levar ideias pessoais ou discussões sociais direto às mãos do público — sem depender de editoras.
Capixaba de Vitória e residente em Cariacica, Reya Perovano transita entre desenho, escrita, tatuagem e performance. Mestra em Artes pela Ufes, licenciada em Artes Visuais e pós‑graduanda em Arteterapia, a oficineira pesquisa gênero, sexualidade, racialização e classe nas artes, usando o zine como plataforma inclusiva. De volta ao coletivo Cine por Elas, Reya quer encorajar novas autoras a imprimirem seus próprios contos, poemas e manifestos, reforçando o zine como ferramenta de empoderamento cultural.
Selecionado pelo edital Diversidade Cultural – Territórios Criativos, o projeto Biblioteca Cine por Elas promove oficinas de leitura, escrita e criação artística para moradoras de Cristóvão Colombo e bairros vizinhos, com apoio do Funcultura e da Secult‑ES. “Diversificamos as atividades para despertar o interesse de futuras leitoras e escritoras — seja pela contação de histórias, rodas de conversa com autoras capixabas ou oficinas práticas como a de zine”, explica Fabíola Mozine, do coletivo Cine por Elas. As ações se encerram em junho.
Oficina de Zine com Reya Perovano
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JULIA CAROLINA DO NASCIMENTO SANTOS
[email protected]