Portal Serrolândia Publicidade 728x90

Nova fase da Ativos reforça o compromisso com a cidadania financeira e traz expectativa de crescimento de 30% para a empresa

Empresa se reposiciona e espera crescer seu faturamento cerca de 30% ainda em 2025, impulsionada por novos modelos de negócio e pela aprovação de marcos legais que ampliam o espaço da securitização no Brasil

PEDRO SENGER
01/07/2025 08h22 - Atualizado há 1 dia
Nova fase da Ativos reforça o compromisso com a cidadania financeira e traz expectativa de crescimento de 30%
Divulgação

A Ativos, empresa especializada em renegociação de dívidas, inicia um novo capítulo em sua trajetória. Com 22 anos de operação, a empresa passa por um reposicionamento estratégico que redefine sua proposta de valor: ser uma central de renegociação de dívidas 100% digital, que trata direto com as empresas os melhores descontos para que os brasileiros consigam um acordo pagando o mínimo possível.

"Nosso objetivo é atuar ativamente como facilitadores com foco na busca pela cidadania financeira no Brasil", afirma Bruno Vieira, CEO da Ativos, lembrando que a companhia é uma securitizadora do Banco do Brasil.

Segundo o executivo, securitização é o processo de transformar ativos financeiros que não são normalmente negociados em títulos padronizados que podem ser comprados e vendidos no mercado de capitais. Essencialmente, ela permite que empresas convertam dívidas que têm a receber (como recebíveis de cartão de crédito, aluguéis, ou parcelas de empréstimos) em ativos negociáveis, liberando capital imediato e transferindo o risco de inadimplência para investidores. 

Historicamente reconhecida como uma empresa de recuperação de crédito, a Ativos agora se apresenta com um olhar mais amplo, humano e orientado às jornadas reais das pessoas. O novo momento é sintetizado na tagline "Sua vida financeira não pode parar" e na brand idea "Virar o jogo", que expressam o compromisso da empresa em apoiar milhões de brasileiros a reorganizar suas finanças e retomar a autonomia de consumo e crédito.

 

"Queremos que as pessoas nos enxerguem como parceiras. Nosso papel não é apenas renegociar dívidas, mas entender contextos, gerar alternativas, orientar e permitir que o cidadão volte a ter saúde financeira. Isso é cidadania financeira: acesso, dignidade, recuperação de autonomia", afirma Bruno Vieira, CEO da Ativos.

Nova identidade e nova cultura

A mudança foi construída nos últimos anos por meio de um intenso processo de transformação cultural. A empresa reformulou seu time, redesenhou seus canais de comunicação e treinou suas equipes para uma abordagem mais próxima e empática, reforçando o compromisso com o atendimento humanizado.

A nova identidade visual também reflete essa virada: mais contemporânea, leve e acessível, com elementos gráficos que transmitem movimento, proximidade e transformação. A marca agora se apresenta apenas como Ativos — sem o "S.A." — reforçando sua nova fase, mais conectada com as pessoas e com a cultura digital.

Outro ponto central é o fortalecimento da vinculação com o Banco do Brasil, controlador da Ativos. "Temos orgulho em dizer: somos uma empresa 100% Banco do Brasil. Esse endosso reforça nossa credibilidade, solidez e compromisso com um trabalho sério e transformador", destaca Vieira.

Inovação para transformar jornadas

A Ativos também aposta fortemente em tecnologia e inovação para transformar a experiência dos clientes. Entre as iniciativas está o lançamento de uma jornada gamificada de quitação de dívidas, com personagens virtuais, quizzes, conteúdos educativos e recompensas reais — como vouchers de alimentação e recarga de celular. A ideia é reconhecer cada avanço e estimular a regularização de forma mais positiva e motivadora.

Além disso, a empresa já integra inteligência artificial nos processos de negociação e está em fase avançada de parcerias com plataformas digitais e assistentes virtuais para ampliar o alcance e a personalização do atendimento.

Hoje, mais de 80% dos acordos ocorrem em canais digitais, por meio de seu canal próprio e cinco parceiros. Ainda assim, a presença humana segue estratégica, com mais de 300 operadores próprios e 41 parceiros que atuam por meio de 1000 operadores. Eles são os responsáveis pelo atendimento nesse caso, especialmente para públicos com menor familiaridade com meios digitais. As agências do Banco do Brasil também funcionam como pontos de apoio físico, reforçando a confiança dos clientes.

Crescimento e novos mercados

Com atuação predominante entre as classes C, D e E, a Ativos tem ampliado sua presença junto a micro e pequenas empresas e, mais recentemente, também no segmento corporativo de grande porte. A empresa passa a se posicionar como uma plataforma completa de soluções financeiras, atuando desde a securitização de recebíveis até o relacionamento direto com o cliente final.

A expectativa é de forte crescimento. O faturamento projetado para 2025 está entre R$ 1,3 bilhão e R$ 1,5 bilhão, impulsionado por novos modelos de negócio e por marcos regulatórios que ampliam o mercado de securitização no Brasil. É o caso da Lei Complementar 208/2024 (que dispõe sobre a cessão de direitos creditórios dos entes da Federação - Estados e Municípios), da Resolução Bacen 4.966 (que altera a forma de tratamento para ativos problemáticos e consequentes impactos de capital nas Instituições Financeiras) e da Lei 14.467 (que dispõe sobre o tratamento tributário aplicável às perdas de créditos).

Para Bruno Vieira, a nova fase da Ativos é resultado de um trabalho profundo de reposicionamento, com impactos duradouros: "Estamos levando para fora tudo o que foi transformado internamente. A nova marca é simbólica, mas as mudanças são muito maiores. A Ativos de hoje é uma empresa pronta para o futuro, com propósito claro e com muito a contribuir para uma relação mais positiva, transparente e justa entre as pessoas e suas finanças."


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PEDRO GABRIEL SENGER BRAGA
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp