Portal Serrolândia Publicidade 728x90

TV religiosa ganha projeção global e fortalece papel dos canais lineares no Brasil

Fenômeno das freiras que viralizaram reforça potência da audiência religiosa e a importância do canal linear no consumo de conteúdo espiritual e de entretenimento

TâNIA BAIDA
03/07/2025 17h46 - Atualizado há 6 horas
TV religiosa ganha projeção global e fortalece papel dos canais lineares no Brasil
Shutterstock
 

A repercussão mundial de um vídeo protagonizado por duas freiras brasileiras recolocou os holofotes sobre a força da televisão religiosa no Brasil. A apresentação improvisada com dança e beatbox das irmãs Marizele Cassiano e Marisa de Paula, durante o programa “Família de Amor”, exibido pela TV Pai Eterno, viralizou nas redes sociais e ultrapassou fronteiras.

A performance espontânea, pensada para divulgar um retiro vocacional, acabou se tornando símbolo da relevância da programação religiosa no Brasil, sobretudo no ambiente da TV linear. Chegando à imprensa internacional e sendo comentada por nomes como Whoopi Goldberg e Viola Davis.

A cena curiosa e espirituosa exibida ao vivo mostrou que, mesmo em um universo com alta concorrência de conteúdo sob demanda, os canais tradicionais continuam sendo plataformas essenciais para determinadas audiências e formatos. Segundo Carolina Straccia, gerente de marketing da MultTV, empresa especializada na oferta de TV por assinatura para ISPs, provedores de internet, as emissoras religiosas seguem firmes como pilares de audiência e conexão emocional com o público.

“O público gosta de se conectar com estes tipos de conteúdo, sobretudo em momentos de espiritualidade, como missas, coberturas especiais do Vaticano, como tivemos recentemente com a posse do Papa Leão XIV ou em programas de entretenimento com viés de fé. O canal linear, nesse contexto, é essencial, já que ele cria um espaço de encontro coletivo e de identificação com valores que atravessam gerações”, comenta Carolina.

A MultTV, que possui o maior catálogo de canais religiosos no pacote de entrada do mercado, observa esse crescimento de interesse com atenção redobrada. A empresa atende provedores regionais de internet em todo o Brasil e, por meio de sua estrutura, garante que emissoras como Rede Vida, TV Aparecida, TV Canção Nova, TV Pai Eterno, entre outras, estejam presentes em centenas de cidades que não contam com a mesma cobertura das grandes operadoras. “Nossa missão é democratizar o acesso a esse tipo de conteúdo, que tem grande impacto não apenas espiritual, mas também social e cultural. Em muitas localidades, a TV religiosa é o principal elo entre as pessoas e suas comunidades de fé, além de oferecer uma programação que vai além da oração, já que também há jornalismo, música, cultura, educação e até performances com potenciais virais”, destaca Carolina.

O setor é robusto. O Brasil conta hoje com nove emissoras católicas geradoras e centenas de rádios voltadas ao mesmo público. Durante a pandemia, esse conteúdo ganhou ainda mais força e dados apurados pelo Google Analytics, apontou um crescimento estimado de 300% na audiência digital das emissoras religiosas. A TV Aparecida, por exemplo, chegou a ocupar a segunda colocação no ranking de audiência da Grande São Paulo em 2020, superando redes generalistas. Já a TV Evangelizar, sob a gestão do Padre Reginaldo Manzotti, vem avançando com sinal aberto em novas capitais como Rio de Janeiro e planeja entrada em São Paulo até o fim de 2025.

A repercussão do vídeo das freiras da TV Pai Eterno não apenas impulsionou a emissora nos trending topics e veículos internacionais como CNN, NBC, BBC e People, como também simbolizou a vitalidade de um setor muitas vezes subestimado no debate midiático. “Não são apenas jovens que viralizam. As irmãs mostraram que a TV religiosa pode ser divertida, surpreendente e atual. Isso quebra os estigmas e amplia o alcance da mensagem religiosa para públicos que talvez não se interessassem antes”, analisa Carolina Straccia.

O episódio também gerou recordes de audiência para programas que cobriram extensamente a escolha do novo Papa, Leão XIV, revelando como momentos da fé católica continuam mobilizando milhões de telespectadores em tempo real. E é justamente essa instantaneidade do canal linear que segue sendo diferencial. Para a MultTV, o papel dos ISPs na entrega dessa experiência televisiva é crucial. “Nossa rede de provedores permite que comunidades das mais diversas tenham acesso simultâneo a esses momentos únicos, seja uma missa especial, a escolha de um novo pontífice ou até mesmo uma freira fazendo beatbox em rede nacional. A fé pode ser vivida com leveza, modernidade e, claro, boa audiência”, conclui Carolina.

 

Sobre a MultTV

A MultTV é uma empresa especializada em compartilhamento de headend e streaming, que busca viabilizar a oferta de TV por assinatura a custos acessíveis. A companhia, que opera desde 2015, tem um modelo de negócio único, atuando em parceria com a SES (empresa de satélites reconhecida mundialmente) e apoio da Associação NEO e de programadoras de TV.

Mais informações para a imprensa - Arebo
Tânia Baida - [email protected] - (11) 98560-4323.
Andressa Dantas - [email protected] - (11) 95590-7655.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
TÂNIA MARIA PEREIRA AMARAL
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp