Portal Serrolândia Publicidade 728x90

América Latina recebe tecnologia de ponta que acelera estudos de doenças raras

Apresentado com exclusividade durante seminário na Fiocruz, o Bigfoot Spectral Cell Sorter, da Thermo Fisher Scientific, chega ao Brasil para ampliar as possibilidades para pesquisa em diagnóstico e desenvolvimento de novas terapias

VERENA CARNEIRO
10/07/2025 17h20 - Atualizado há 14 horas
América Latina recebe tecnologia de ponta que acelera estudos de doenças raras
Foto divulgação
Julho, 2525 - Um importante passo para o avanço da pesquisa em doenças genéticas raras foi dado no Brasil com a primeira instalação na América Latina do Bigfoot Spectral Cell Sorter, equipamento de citometria espectral de última geração da Thermo Fisher Scientific. A tecnologia foi apresentada durante o seminário promovido pela Fiocruz em junho, voltado a especialistas das áreas de imunologia, genética, pediatria e biotecnologia.

Instalado no Laboratório de Microbiologia Celular do IOC/Fiocruz, o Bigfoot Spectral Cell Sorter permite analisar múltiplos parâmetros celulares com altíssima resolução e a partir de volumes reduzidos de amostras — uma condição comum em estudos com pacientes raros. Com velocidade até 10 vezes maior que tecnologias convencionais, ele viabiliza a triagem de diversas populações celulares simultaneamente, acelerando descobertas e aumentando a profundidade das investigações científicas.


Segundo Lucas Rizzo, biomédico, doutor em Ciências e especialista em Citometria de Fluxo da Thermo Fisher Scientific “o Bigfoot é uma ferramenta estratégica para quem busca entender com precisão pequenas populações celulares. Ele permite isolar células específicas com agilidade e viabilidade, abrindo caminho para novas descobertas terapêuticas com maior assertividade”.

Além disso, o equipamento se destaca por sua capacidade de integração com plataformas de transcriptômica de células isoladas, o que possibilita a coleta precisa e seletiva de subpopulações celulares para análises detalhadas. Essa abordagem integrada acelera a identificação dos mecanismos celulares subjacentes às doenças raras do sistema imunológico, estreitando a conexão entre a pesquisa básica e o diagnóstico clínico.
“A chegada do Bigfoot ao Brasil marca um avanço importante para o fortalecimento de redes colaborativas em ciência e inovação, como a Rede Nacional de Genômica dos Erros Inatos da Imunidade (RENOMIE II)”, afirma Selma Cavalli, Country Leader da Thermo Fisher Scientific no Brasil. “Mais do que fornecer um equipamento de última geração, nossa atuação reflete o compromisso em apoiar instituições brasileiras na adoção de tecnologias de ponta que aceleram descobertas científicas. Ver pesquisadores nacionais investindo no Bigfoot é sinal claro de que o Brasil está pronto para ocupar um lugar ainda mais relevante na fronteira da ciência aplicada e da medicina de precisão”, completa Selma.

Para o Dr. Geraldo Moura Batista Pereira, principal pesquisador da plataforma na Fiocruz, o Bigfoot fortalece a capacidade científica nacional pois “amplia nossa precisão e agilidade no estudo dos erros inatos da imunidade, com impacto direto no diagnóstico precoce e no desenvolvimento de tratamentos. É uma conquista que beneficia a ciência e, principalmente, os pacientes”.

Já o imunologista Dr. Zilton Vasconcelos, coordenador da RENOMIE II, reforça o papel estratégico da nova tecnologia: “A integração da citometria espectral com a transcriptômica de células isoladas é um divisor de águas. Deixamos de apenas descrever fenótipos e passamos a entender os mecanismos moleculares por trás das doenças — o que pode transformar o diagnóstico e o acesso a terapias personalizadas em todo o país”, explica.

Apresentado em um evento que reuniu especialistas em doenças genéticas raras do sistema imune, o equipamento marcou um novo capítulo na articulação entre pesquisa básica, clínica e desenvolvimento tecnológico voltado à medicina personalizada. Assista ao Seminário “Citometria espectral integrada à transcriptômica de células isoladas para diagnóstico de doenças genéticas raras do sistema imune, realizado no dia 11 de junho, no Centro Administrativo Vinicius Fonseca (CAFIV), Biomanguinhos/FIOCRUZ (RJ).

Saiba mais sobre o equipamento: Bigfoot Spectral Cell Sorter | Thermo Fisher Scientific - BR

Disclaimer: As soluções mencionadas nesse material são rotuladas como RUO (Research use only). Os produtos rotulados como RUO são destinados aos quais se destinam para uso exclusivo em pesquisa. A utilização desses produtos para fins de diagnóstico é de inteira responsabilidade do serviço de saúde que deverá atender aos requisitos contidos na RDC 786/2023 da ANVISA, Subseção I, Artigos 129 a 135 que tratam do desenvolvimento de técnicas in house.

Sobre a Thermo Fisher Scientific

A Thermo Fisher Scientific é líder mundial em servir a ciência, com uma receita anual superior a $40 bilhões. Nossa missão é permitir que nossos clientes tornem o mundo mais saudável, limpo e seguro. Sejam nossos clientes acelerando pesquisas em ciências da vida, resolvendo desafios analíticos complexos, aumentando a produtividade em seus laboratórios, melhorando a saúde do paciente através de diagnósticos ou o desenvolvimento e fabricação de terapias que mudam vidas, estamos aqui para apoiá-los. Nossa equipe global oferece uma combinação incomparável de tecnologias inovadoras, conveniência de compra e serviços farmacêuticos por meio de nossas marcas líderes de mercado, incluindo Thermo Scientific, Applied Biosystems, Invitrogen, Fisher Scientific, Unity Lab Services, Patheon e PPD.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VERENA CARNEIRO CARVALHO DE SOUZA
[email protected]


FONTE: Bigfoot Spectral Cell Sorter, equipamento de citometria espectral de última geração
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp