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Social Commerce ganha força: TikTok Shop se consolida como oportunidade para vendas diretas

Plataforma de vídeos curtos investe no modelo, impactando o mercado e oferecendo um novo canal para vendas diretas

DEZOITOCOM PR
29/07/2025 10h08 - Atualizado há 19 horas
Social Commerce ganha força: TikTok Shop se consolida como oportunidade para vendas diretas
Foto Freepik

O recente lançamento oficial do TikTok Shop no Brasil não é apenas mais uma funcionalidade de e-commerce; é um divisor de águas que pode redefinir a forma como o consumidor brasileiro interage com produtos e marcas. A plataforma aposta no modelo de social commerce, que integra a jornada de compra diretamente ao conteúdo social, permitindo que os consumidores descubram e adquiram produtos sem sair da rede social. 

Com mais de 111 milhões de usuários no país, o TikTok agora compete diretamente com players estabelecidos. Com isso, vídeos, lives e posts não são apenas formas de entretenimento, mas também oportunidades de negócio. Esse modelo de venda se conecta diretamente com o conceito de Venda Direta, pois permite que revendedoras e influenciadores utilizem suas redes sociais para interagir com o público, promovendo e vendendo produtos de forma direta e personalizada. Assim, o TikTok Shop potencializa a capacidade das revendedoras de se conectarem com seus clientes de maneira mais engajante e fluida.

Segundo análises de um estudo do Santander, a plataforma poderá capturar até 9% do e-commerce brasileiro até 2028, movimentando um GMV (Volume Bruto de Mercadorias) de até R$39 bilhões. A plataforma também reforça seu compromisso com a segurança, investindo quase 1 bilhão de dólares em ferramentas antifraude e de proteção ao consumidor.

Este novo cenário abre portas para grandes oportunidades, especialmente para o setor de Vendas Diretas e relacionamento, onde a ABEVD  (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas), representada por sua presidente executiva Adriana Colloca, possui uma visão estratégica. “As empresas associadas da ABEVD estão começando a se adaptar a essa nova realidade, explorando novas formas de engajamento e distribuição, alinhando-se às tendências emergentes do mercado digital e às demandas dos consumidores”, diz a presidente. 

O modelo do TikTok Shop, que empodera criadores de conteúdo e oferece um canal direto para a venda de produtos, ecoa princípios fundamentais do nosso mercado: o poder da recomendação pessoal e a força das comunidades. Para os vendedores, a plataforma se torna uma ferramenta extremamente útil, permitindo-lhes expandir seu alcance, fortalecer seus relacionamentos e gerar novas vendas de forma inovadora e engajadora.

"O lançamento do TikTok Shop é uma prova irrefutável da relevância crescente do social commerce e da economia de criadores. Para a ABEVD, este movimento reforça a nossa crença no poder da conexão humana para impulsionar o consumo. Vemos essa plataforma como uma possibilidade valiosa para nossas associadas expandirem seus canais de distribuição, alcançarem novos públicos e capacitarem ainda mais seus consultores a se tornarem microempreendedores digitais. A capacidade de gerar vendas a partir de conteúdo autêntico e envolvente é o que nos move, e o TikTok Shop oferece um ambiente propício para isso, facilitando a jornada do vendedor direto no ambiente digital”, reforça.

O uso dessas plataformas tem permitido um contato direto e personalizado com os consumidores, criando um ambiente de compras mais dinâmico e interativo. A digitalização, nesse contexto, tem sido um grande aliado para expandir os canais de distribuição e aumentar a capilaridade das vendas diretas, além de oferecer novas possibilidades de interação e crescimento para as revendedoras e suas redes de consumidores.

SOBRE A ABEVD

Criada em 1980, a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) é uma entidade sem fins lucrativos que busca promover e desenvolver a venda direta no Brasil, bem como representar e apoiar empresas que comercializam produtos e serviços por meio do relacionamento dos empreendedores independentes com seus consumidores finais. Acesse: www.abevd.org.br. A venda direta é um sistema de comercialização de produtos ou serviços, por meio do relacionamento ou influência entre empreendedores independentes e seus clientes, de forma presencial e/ou digital, fora de um estabelecimento comercial fixo. A ABEVD também compõe a World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA), organização que congrega as associações nacionais de vendas diretas existentes no mundo. E pelo 4º ano consecutivo, a ABEVD foi reconhecida com o Platinum Status, considerado como o mais alto nível e que atende todos os parâmetros de governança para uma associação. Atualmente, cerca de 3,5 milhões de empreendedores independentes atuam em diferentes categorias, como produtos de saúde, beleza, utilidades domésticas, vestuário, alimentos, joalheria, entre muitos outros. A ABEVD hoje conta com cerca de 50 associadas, como:  Avon, Cacau Show, DeMillus, Herbalife, Hinode Group, Jequiti, Mahogany, Mary Kay, Natura, Pormade Portas, Tupperware, Yakult etc. Todas as empresas associadas à ABEVD passam por uma rígida análise em seu plano de negócio, oferecendo um maior nível de proteção ao consumidor e empreendedor independente. Confira as empresas associadas: www.abevd.org.brempresas-associadas/

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ESTER CIRILLO JACOPETTI
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FONTE: Dezoito.Com
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