Portal Serrolândia Publicidade 728x90

Água: use com moderação

Mudanças Climáticas

Renato Nalini
30/07/2025 07h28 - Atualizado há 20 horas
Água: use com moderação
Domínio Público
O líquido mais precioso que existe se chama água. Não é petróleo. Este foi útil, mas – se a humanidade tiver juízo – precisa desaparecer. É um combustível venenoso. Emite gases causadores do efeito-estufa, causa das mudanças climáticas que hoje não são meras alterações. São verdadeiras emergências. Cada vez mais severos os fenômenos extremos como chuvas copiosas, ondas de calor, seca e vendavais.

Os pensadores que se arriscam a exercer a futurologia, uma arte insólita e incerta, já previram que os futuros conflitos armados serão causados pela falta d’água. Isso não está descartado do horizonte para os próximos anos.


São Paulo é uma terra abençoada por dispor de vários grandes rios e milhares de córregos. Só que não soubemos cuidar desse patrimônio. Quisemos “colaborar” com o Criador, retificando o curso dos rios. Um Tietê que serpenteava por suas exuberantes várzeas, foi convertido num coletor de imundície. Os córregos foram enterrados para que o automóvel pudesse circular. Desprezamos nossa água e não está eliminada a possibilidade de ela vir a faltar.

Por isso é que precisamos de muito juízo de parte da população. Gastar menos água. Não deixar torneiras abertas. Não lavar calçadas e usar mais a vassoura tradicional do que a “vassoura hidráulica” da mangueira aberta. Acostumar-se com o reuso. E não poluir, porque as nascentes que abastecem a única represa realmente paulistana, a Guarapiranga, estão secando. E a água que tomamos vai sendo contaminada por coliformes fecais e outros venenos.

Sabendo usar, não vai faltar. É isso que precisamos disseminar para todos, principalmente para as crianças. Elas são mais sensíveis do que nós, adultos, que deixamos a situação chegar a este ponto.

Juntos poderemos resolver quase todos os problemas que nos afligem. É preciso boa intenção e força de vontade.

*José Renato Nalini é Secretário-Executivo das Mudanças Climáticas de São Paulo.  
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCIANA FELDMAN
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp