Portal Serrolândia Publicidade 728x90

Troféu União das Águas tem dia de muita festa com 22 equipes no Centro Esportivo Santos Dumont, no Recife

O evento reuniu 430 crianças e adolescentes na capital pernambucana, indo além da competição esportiva: um espaço de encontro, inclusão e transformação, com nadadores de todas as idades, realizado pelo Instituto Etiene Medeiros (IEM), em parceria com o Colégio CBV

ZDL SPORTS
15/09/2025 19h03 - Atualizado há 4 horas
Troféu União das Águas tem dia de muita festa com 22 equipes no Centro Esportivo Santos Dumont, no Recife
Wagner Cavalcanti / IEM
Uma festa dentro e fora das piscinas. Foi assim a segunda edição do Troféu União das Águas, neste sábado (13), no Centro Esportivo Santos Dumont, no Recife (PE), segunda etapa do Circuito Estadual de Natação 2025. O evento reuniu 22 equipes, com 430 crianças e adolescentes inscritos. E a estrutura foi muito elogiada por todos que acompanharam as provas, em uma das competições mais tradicionais do esporte estadual, que celebra a natação pernambucana.

Realizado pelo Instituto Etiene Medeiros (IEM), em parceria com o Colégio CBV, o Troféu União das Águas contou com a presença da nadadora pernambucana Etiene Medeiros, inspiração para a nova geração. O próximo encontro já tem data marcada: será no dia 1 de novembro.


O evento é muito mais do que uma competição esportiva: é um espaço de encontro, inclusão e transformação, com nadadores de todas as idades, fortalecendo a cultura esportiva e promovendo a iniciação de crianças e jovens na modalidade. Transforma a piscina em palco de sonhos, talentos e muita superação, com união e espírito de equipe. 

Familiares, professores, dirigentes e entusiastas da natação incentivaram os participantes das arquibancadas. Foram montados espaços de lazer, convivência e apresentações culturais, valorizando a diversidade e a identidade local.

"Muito feliz em participar de um evento como este, que celebra a educação, o bem-estar e a potência transformadora do esporte, proporcionando esse encontro de gerações. A alegria de todos foi contagiante e muito além dos resultados na piscina. Temos números relevantes no evento: mais de 60% de meninas inscritas e mais de 50% de crianças e jovens da rede pública de ensino", afimou Etiene, fundadora do Instituto Etiene Medeiros.

A segunda edição do Troféu União das Águas reafirmou os impactos do projeto, que incluem a promoção da natação como ferramenta de inclusão e desenvolvimento humano, reforçando sua importância para a formação de crianças e jovens; a ampliação da visibilidade da natação pernambucana, consolidando o Circuito Estadual como um dos principais eventos esportivos da modalidade no estado; e a valorização da trajetória de grandes nadadores pernambucanos, inspirando novos talentos e fortalecendo a cultura da natação na região.

O evento foi uma realização do Instituto Etiene Medeiros (IEM) em parceria com o Colégio CBV, com incentivo do Banco do Nordeste e do Governo Federal, e apoio do Centro Esportivo Santos Dumont e da Agência de Comunicação Maúna.

Sobre o IEM - O IEM hoje conta com o apoio do Banco Votorantim e B3, assim como do Banco Itaú, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e do Governo Federal, e de parceiros como a Secretaria de Educação e Esportes, Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, Berlim Digital, Even3 e Maúna Produtora.

As atividades do Instituto são realizadas no Centro Esportivo Santos Dumont, no bairro de Boa Viagem, no Recife (PE), de terça a sexta-feira. O IEM busca proporcionar desenvolvimento integral às crianças e jovens que participam do projeto, com foco na natação e no combate às desigualdades de raça, classe e gênero. Os alunos fazem parte da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco e precisam participar de até 75% das atividades mensais do IEM para garantirem permanência no projeto.

Etiene Medeiros - Primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial de Natação, Etiene está entre as melhores do mundo nos 50 metros costas. Antes do título em 2017, em Budapeste (HUN), foi quarta colocada no Mundial em Barcelona 2013 e bronze em Kazan 2015. Ela também é bicampeã do mundo em piscina curta (Doha/2014, quando bateu o recorde mundial, e Windsor/2016), além da vitória no revezamento medley misto em 2014. Em 2019, acrescentou mais uma medalha em Mundiais, a prata nos 50 m costas. Única brasileira bicampeã pan-americana de natação - ganhou ouro nos 100 m costas em Toronto, em 2015, e nos 50 m livre em Lima, em 2019 -, Etiene soma nove medalhas no Pan, sendo quatro no Canadá e cinco no Peru.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DURVALINO VERGILIO DORO JUNIOR
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp