Portal Serrolândia Publicidade 728x90
30/11/2016 às 10h09min - Atualizada em 30/11/2016 às 10h09min

Rastreamento do Câncer de Mama começa nesta quarta-feira (30) em Quixabeira e Saúde

Com o objetivo de atender a uma demanda reprimida no que se refere ao exame de mamografia, para o rastreamento do câncer de mama, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através da Diretoria de Projetos Estratégicos (Dipro), inicia nesta quarta-feira (30), as ações do programa itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama nos municípios de Quixabeira e Saúde.

Nesses dois municípios, 1.815 mulheres, dentro da faixa etária de 50 a 69 anos, estão aptas a realizarem os exames de mamografia, bastando levar um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de residência. As unidades móveis estarão estacionadas das 7 às 18h, até o dia 5 de dezembro em Quixabeira e até o dia 6 de dezembro, em Saúde, nos seguintes locais: Quixabeira, no Centro de Saúde, ao lado da Prefeitura Municipal; Saúde, na Avenida Edgar Pereira, em frente à Secretaria de Saúde.


De acordo com o diretor da Dipro, Ivonildo Dourado, nesta primeira etapa, as pacientes realizam a mamografia e, caso o exame seja inconclusivo, elas são encaminhadas para a segunda etapa do programa. "As mulheres que precisarem de exames complementares para fechar o diagnóstico, passam por consultas com mastologista e ultrassonografista. Já na segunda etapa, elas realizam punção e biópsia", explica.

O diferencial do Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama é que as mulheres que tiverem exames positivos para a doença, serão imediatamente encaminhadas para uma unidade com atendimento em oncologia, para a realização do tratamento, seja à base de quimioterapia, radioterapia ou tratamento cirúrgico. "Estamos oferecendo o tratamento integral para as mulheres que tiveram o diagnóstico confirmado", esclarece Dourado.

L.S./M.Tb. 909-Ba
/saúde sem fronteiras/rastreamento Quixabeira e Saúde


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp