15/12/2017 às 09h53min - Atualizada em 15/12/2017 às 09h53min

Check up odontológico: o que não pode faltar durante a consulta

Dr. Sidnei Goldmann lista principais fatores fundamentais que devem ser avaliados na visita ao dentista



São Paulo, dezembro de 2017 - Todo mundo já ouviu a recomendação de que é importante visitar o dentista pelo menos a cada seis meses. Mas será que sabemos quais são os principais pontos avaliados em uma consulta para que ela seja completa o suficiente para garantir uma saúde bucal de qualidade? Pensando nisso, o Dr. Sidnei Goldmann, profissional com mais de 20 anos de carreira,  graduado em estética bucal e especialista em implantes dentários, listou os principais aspectos que não podem faltar na avaliação do dentista. Confira:

 

1 - Saúde geral do paciente

 

“O momento inicial da consulta é essencial para que o profissional conheça os hábitos do paciente, entenda a rotina de alimentação, escovação, medicamentos utilizados, doenças anteriores e tudo o que envolve sua saúde geral. É a chamada anamnese, uma entrevista que o profissional faz sobre os hábitos diários e que ajuda na avaliação como um todo, não apenas a boca”, explica Dr. Sidnei Goldmann.

 

2 - Raio X

 

Avaliar a radiografia da face é importante para que se tenha uma melhor visualização dos tecidos ósseos e raízes e servirá como acompanhamento, diagnóstico e evolução.

 

3 - Saúde da gengiva

 

Analisar a gengiva é parte essencial da consulta, já que é um elemento fundamental da estrutura bucal e precisa de cuidados tanto quanto os dentes. “Avaliar o aspecto dessa região, se há sangramento ou inflamação pode prevenir e direcionar tratamentos para doenças como gengivite e periodontite”, reforça o profissional.

 

4 - Placa bacteriana

 

Outro momento fundamental é a avaliação de placa bacteriana e tártaro, já que o acúmulo desses fatores podem causar cáries e doenças na gengiva como a gengivite.

 

5 - Posição dos dentes

 

Durante a consulta também é importante avaliar a posição dos dentes na arcada dentária. Isso é chamado de oclusão, que é a área da odontologia que analisa a mordida e toda a estrutura envolvida como os dentes, gengiva, ossos, músculos e articulação temporomandibular.

 

6 - Aspectos da mucosa oral

 

“Nesse momento são avaliadas as regiões que contém mucosa como língua, palato, gengiva e lábios. Avaliar esse aspecto é importante para determinar a hidratação da boca, presença de placas e demais bactérias que podem acumular na região”, destaca Dr. Sidnei.


 

7 - Manchas nos dentes

 

O exame clínico com foco em avaliar manchas nos dentes, qualidade das restaurações e cáries é fundamental para que o dentista consiga sugerir tratamentos e atitudes para melhorar a qualidade da saúde bucal. É a partir desse momento que o diagnóstico começa a se estruturar de acordo com as necessidades de cada um.

 

8 - Estética do sorriso

 

É nessa etapa que o profissional irá avaliar a estética dos dentes e sugerir possíveis tratamentos que podem deixar o sorriso mais bonito. “Muitas pessoas deixam de sorrir por não estarem confortáveis com a estética e pequenos ajustes podem devolver a autoestima dessas pessoas que procuram pelo dentista por diversos motivos como gengiva baixa, dentes pequenos, tortos, quebrados, amarelados ou mal posicionados”, finaliza Dr. Goldmann.

 

Essas e outras dicas também podem ser conferidas nas redes sociais do Dr. Sidnei Goldmann, como facebook e YouTube, onde ele compartilha diversos assuntos e esclarece dúvidas de pacientes de todo o Brasil.

 

Sobre Dr. Sidnei Goldmann:

 

Dr. Sidnei Goldmann tem mais de 20 anos de carreira, é graduado em estética bucal, especialista em implantes dentários, membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética e da Academia Americana de Osseointegração. Foi um dos pioneiros no uso de facetas laminadas (iniciou em 1993) e é um dos poucos profissionais que já oferece inovações no mercado odontológico como o aparelho invisível.

 

Facebook: https://www.facebook.com/DrSidneiGoldmann

Apresentação Dr. Sidnei Goldmann: Canal do YouTube

Site: http://www.goldmannodontologia.com.br/

 

Mais informações para a imprensa:

 

Julyana Castro - (11) 98442-2000

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp