Encontro de Pesquisas em Gastronomias chega a Salvador

Evento integra a celebração dos 80 anos da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Por ANDRÉIA VITÓRIO
4 5 Min

Encontro de Pesquisas em Gastronomias chega a Salvador
Vandelson Silva
De 08 a 12 de junho, Salvador sediará a 5ª edição do Encontro de Pesquisas em Gastronomias do Brasil (ENPEGASTRO). Com o tema Gastronomias, corpos-territórios das mãos, dos contos e dos mundos, a iniciativa reconhece que as mesmas mãos que plantam, aram, colhem, cozinham e ofertam são também as que fazem suas histórias. E é para dar visibilidade a essas vivências que o encontro abordará a importância da oralidade, da escuta e das partilhas realizadas no campo das gastronomias brasileiras, com foco especial na gastronomia baiana.
O ENPEGASTRO é vinculado ao Departamento de Gastronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, neste ano, acontece em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), anfitriã das atividades desta edição. 

Multiplicidade
“Gastronomias” é escrito no plural não por acaso, mas sim para dar conta da multiplicidade de práticas, saberes e territórios que compõem esse campo. A ideia dessa noção é a de que não existe uma única gastronomia que se sobreponha às demais, mas sim diferentes expressões, igualmente legítimas, que dialogam entre si. “Ao adotar a multiplicidade como substantiva, também rompemos com a (falsa) ideia de hierarquia entre alta e baixa cozinha e reconhecemos uma construção polifônica, em que distintas tradições e contextos têm o mesmo valor”, explica a coordenadora geral do ENPEGASTRO e professora do Departamento de Gastronomia da UFRJ, Cláudia Mesquita Pinto Soares, baiana de nascimento, que começou sua carreira na capital baiana antes de se mudar para o Rio de Janeiro.

Bahia, território de muitas Gastronomias
Para o professor de Gastronomia da Universidade Federal da Bahia, coordenador local do evento, o historiador e gastrônomo Fernando Santa Clara, a expectativa desta edição é de que haja adesão de muitos estudantes do curso de Gastronomia, não só da Bahia, mas de todo o Brasil, além de pós-graduandos da área e de outros campos de estudo relacionados.
Sobre a gastronomia da Bahia, ele reforça que as cozinhas e comidas de azeite apresentam o estado e Salvador de forma muito ímpar em relação a outros contextos dos diversos “Brasis” que existem no país: “reconhecer o Brasil é reconhecer também que as gastronomias produzidas na Bahia são plurais e repletas de identidades únicas, que colocam esse lugar em evidência para o resto do mundo”.
Em relação a esses diferenciais, defende, antes de tudo, que devemos pensar em “Bahias”: “existe a do Recôncavo, a do Sertão, a do Litoral Sul, a da região do São Francisco, por exemplo. São muitas Bahias em uma Bahia só”
“Para a gente, é importante apresentar essas muitas Bahias, dando destaque especial a quem compõe essas cozinhas, majoritariamente populações indígenas e pessoas descendentes de negros escravizados. E também mostrar como essas intersecções acontecem não só nos modos de se alimentar e nas técnicas de produção, mas nos corpos de quem faz isso, de quem mantém as heranças vivas.”

Programação

Entre as atrações da 5ª edição do ENPEGASTRO, em Salvador, está a mostra artística e cultural do Encontro de Pesquisas em Gastronomias, realizada no Espaço Cultural da Barroquinha, especialmente durante a abertura do evento, no dia 8 de junho. 
A Conferência Magna, no dia 11 de junho, será na sala nobre da Reitoria da UFBA, abordando O Centenário de Manuel Querino: a arte culinária na Bahia como semente do futuro.

Pelas ruas de Salvador – Destaque para as andanças por pontos como Feira de São Joaquim, Mercado do Rio Vermelho (Ceasinha), Pelourinho, Santo Antônio, Saúde, Mouraria e Feira Agroecológica da UFBA. “As compartilhanças e as andanças são partes fundamentais do nosso evento, o que nos convida a viver as diversas paisagens e mesas de Salvador. É um evento para a gente experimentar, colocar o corpo no jogo da experimentação, sentir, chegar junto, conversar”, reforça a organização do ENPEGASTRO.
Inscrições e programação completa: acesse aqui.

Lançamentos  - O  evento conta com o lançamento de dois livros, abertos ao público: “Gastronomias: movimentos no campo científico”, da pesquisadora Cláudia Mesquita Pinto Soares e “Comida de origem: Educação, gastronomia, empreendedorismo e sustentabilidade”, de Ivan Bursztyn e Maria Eliza Assis dos Passos. 

O ENPEGASTRO - O Encontro de Pesquisas em Gastronomias do Brasil (ENPEGASTRO) é uma ação do Observatório Teórico-Acadêmico das Gastronomias, vinculado ao curso de Bacharelado em Gastronomia pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Andréia Vitório - Jornalista MTE-MG 0134

(71) 99168-5807
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANDRÉIA DA CUNHA VITÓRIO
[email protected]


FONTE: Andréia Vitório
  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalserrolandia.com.br/.