28/12/2017 às 09h55min - Atualizada em 28/12/2017 às 09h55min

Hemoba convoca população para doar sangue antes do Réveillon

Ascom/Hemoba
Por: Caçuá Notícias


“Na Bahia, a nossa missão é coordenar a política de sangue no estado, assegurando o fornecimento de sangue e hemocomponentes para todos os hospitais da rede pública. Mas para que isso aconteça, precisamos de você, doador, ainda no ano de 2017”

Com a chegada do fim de ano, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) experimenta uma redução acentuada no número de candidatos à doação de sangue em todo o estado da Bahia. E para manter o estoque de sangue e atender a qualquer demanda transfusional em tempo real, a Hemoba convoca a população para doar sangue..

Por conta de uma grande movimentação de pessoas nas ruas da cidade e nas estradas durante os festejos de Réveillon, a Hemoba chama atenção para o risco iminente de acidentes, que geram a necessidade de atendimento rápido e seguro. Por isso, é indispensável que os doadores compareçam a uma das unidades da Fundação para ajudar a salvar vidas, doando sangue.

Para suprir a demanda e garantir o estoque a Hemoba precisa coletar, apenas no hemocentro coordenador, na Ladeira do HGE, 250 bolsas por dia. "A nossa necessidade é grande, a Hemoba atende a todo o estado da Bahia. Porém, neste período, experimentamos uma redução de até 30% nas doações porque as pessoas ficam de férias e viajam. Então, toda bolsa de sangue coletada representa esperança e a chance de salvar até quatro vidas", afirma Iraildes Santana, diretora de hemoterapia da Fundação.

Com os estoques em níveis críticos, a Fundação precisa com urgência de doadores de sangue dos tipos: A-, B-, AB- e O-. Os tipos A+, B+, AB+ e O+ estão estáveis, mas essa condição pode mudar de acordo com a necessidade.

Em Salvador, os candidatos podem comparecer nas seguintes unidades:

  • Hemocentro coordenador, localizado na Ladeira do HGE – De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 12h30;
    • Hospital do Subúrbio– De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30
    • Hospital Santo Antônio - Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) – De segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h
    • Sac Cajazeiras – De segunda a sexta-feira, das 7h às 15h
    • Hemóveis – Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping, das 8h às 17h

No interior do estado:

-Eunápolis
 -Alagoinhas
 -Hospital do Oeste - Barreiras
 -Brumado
 -Camaçari
 -Feira de Santana
 -Guanambi
 -Irecê
 -Itaberaba
 -Itapetinga
 -Jacobina
 -Jequié
 -Juazeiro
 -Paulo Afonso
 -Ribeira do Pombal
 -Santo Antonio de Jesus
 -Seabra
 -Senhor do Bonfim
 -Teixeira de Freitas
 -Vitória da Conquista
 -Valença

Sobre a doação de sangue

Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp