“Na Bahia, a nossa missão é coordenar a política de sangue no estado, assegurando o fornecimento de sangue e hemocomponentes para todos os hospitais da rede pública. Mas para que isso aconteça, precisamos de você, doador, ainda no ano de 2017”
Com a chegada do fim de ano, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) experimenta uma redução acentuada no número de candidatos à doação de sangue em todo o estado da Bahia. E para manter o estoque de sangue e atender a qualquer demanda transfusional em tempo real, a Hemoba convoca a população para doar sangue..
Por conta de uma grande movimentação de pessoas nas ruas da cidade e nas estradas durante os festejos de Réveillon, a Hemoba chama atenção para o risco iminente de acidentes, que geram a necessidade de atendimento rápido e seguro. Por isso, é indispensável que os doadores compareçam a uma das unidades da Fundação para ajudar a salvar vidas, doando sangue.
Para suprir a demanda e garantir o estoque a Hemoba precisa coletar, apenas no hemocentro coordenador, na Ladeira do HGE, 250 bolsas por dia. "A nossa necessidade é grande, a Hemoba atende a todo o estado da Bahia. Porém, neste período, experimentamos uma redução de até 30% nas doações porque as pessoas ficam de férias e viajam. Então, toda bolsa de sangue coletada representa esperança e a chance de salvar até quatro vidas", afirma Iraildes Santana, diretora de hemoterapia da Fundação.
Com os estoques em níveis críticos, a Fundação precisa com urgência de doadores de sangue dos tipos: A-, B-, AB- e O-. Os tipos A+, B+, AB+ e O+ estão estáveis, mas essa condição pode mudar de acordo com a necessidade.
Em Salvador, os candidatos podem comparecer nas seguintes unidades:
No interior do estado:
-Eunápolis
-Alagoinhas
-Hospital do Oeste - Barreiras
-Brumado
-Camaçari
-Feira de Santana
-Guanambi
-Irecê
-Itaberaba
-Itapetinga
-Jacobina
-Jequié
-Juazeiro
-Paulo Afonso
-Ribeira do Pombal
-Santo Antonio de Jesus
-Seabra
-Senhor do Bonfim
-Teixeira de Freitas
-Vitória da Conquista
-Valença
Sobre a doação de sangue
Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.
Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.