Joaquim Carolino dos Santos Almeida, natural de Juazeiro na Bahia, atualmente reside na cidade de Piritiba, cursando Educação Física pela Faculdade UNOPAR polo Miguel Calmon Ba , Atleta de MMA Profissional na qual representa a Academia Fight House de Feira de Santana Ba liderada Pelo Faixa Preta de Jiu-Jitsu Velame , Faixa Azul de Jiu-Jitsu e Faixa marrom de Karatê.
Caçuá Notícias: Quem é Joaquim Júnior? Como surgiu o interesse pelo Jiu-Jitsu e quem mais o incentivou na prática desse esporte?
Atleta Joaquim: É um cara do bem, extrovertido, brincalhão, carinhoso, determinado, corajoso, um Jovem sonhador como a maioria dos garotos brasileiros que sonha ser um Jogador de Futebol, mas que tomou gosto desde pequeno na pratica das artes marciais onde começou no karatê e depois de jovem tomou outro gosto em relação a outros tipos de lutas. Depois dos meus 16 anos quando naquela época o UFC não tinha muita repercussão pela mídia no Brasil e no Mundo, eu acompanhava no YouTube os videos dos grandes lutadores brasileiros que sou Fã como Minotauro , Vitor Belfort , Valide, Marcos Ruas Shogun, Lyoto Machida e o incentivo maior veio por um lutador brasileiro que naquela época que Reinava no MMA no Brasil e no Mundo , pois finalizava caras maiores que ele numa facilidade imensa o Royce Graice e foi ai onde me despertou maior o gosto de aprender a arte chamada Jiu-Jitsu.
Caçuá Notícias- O que são aquelas pontas pretas nas faixas?
Atleta Joaquim: São o espaço para se colocar os graus que algumas academias dar aos seus alunos em forma de reconhecimento pelo seu avanço temporal no Jiu-Jitsu, que são 4 graus e cada um é dado de 6 em 6 meses.
Caçuá Notícias: Nossa cara! Vi umas técnicas muito legais no YouTube /DVD/Livro, posso confiar neles?
Atleta Joaquim: Sim , hoje em dia com a tecnologia avançando , tem muitos faixas Pretas usando as redes sociais para está passando informações, posições, e defesas pessoais que se encontra na arte, agora como também existe o lado ruim para cada situação é bom sempre pesquisar as informações certas, pois tem muito picareta usando a arte para se auto promover e passar as informações erradas para as pessoas que são leigas nesse quesito, por isso antes é sempre bom estudar sobre a arte quais as Equipes existem no Brasil para esta tendo a noção correta de cada pesquisa seja por livro, DVD ou até mesmo no Youtube.
Caçuá Notícias- O Jiu-Jitsu é uma arte marcial muito utilizada no MMA. Na luta entre você e o Gilvan Dinossauro, que fez você vencedor, que golpe foi esse que você usou?
Atleta Joaquim: Sim, o Jiu-Jitsu é a base mãe para o MMA. Bom a luta aconteceu na cidade de Capim Grosso Ba. , onde foi minha 4 luta Profissional onde conseguir um katagatame que é um golpe de Jiu-Jitsu onde a pessoa qual está por cima coloca a cabeça entre o ombro do adversário e prende o seu braço juntamente com sua cervical e com as duas mãos pressiona uma com a outra fazendo com que a pressão do golpe atinge a cervical assim prendendo o oxigênio que chega até o cérebro fazendo com que seu adversário seja obrigado a bater para não dormir e foi assim que ganhei minha quarta luta profissional.
Caçuá Notícias: Que mensagem gostaria de deixar para os nossos internautas!
Atleta Joaquim: Valorizem a prática da atividade física na sua vida e seja ela qual for, o importante e cada um é se sentir bem em qual seja, na luta, numa corrida, ou até mesmo na dança ou funcional. Mas tem que tornar a mesma uma rotina de vida no qual trará muitos benefícios para sua vida em todos os aspectos.
"Não use o Jiu-Jitsu como arma, mas como um esporte que ofereça uma filosofia de vida”