Portal Serrolândia Publicidade 728x90
09/02/2018 às 12h20min - Atualizada em 09/02/2018 às 12h20min

AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS USAM PEIXES PARA AJUDAR NO COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

DA REDAÇÃO DO BLOG O SERTÃO DA BAHIA.
FOTOS: PÁGINA QUIXABEIRA CONTRA A DENGUE - FACEBOOK.


Na cidade de Quixabeira um conjunto de ações tem feito a diferença no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika, a que mais se destaca no município é a utilização de piabas para diminuir os índices de focos positivos.
 
Os peixes vêm de um açude localizado em uma propriedade privada no município, sem que a prefeitura tenha custos. Os Agentes vão ao açude e pesca, é custo zero para o município, com o uso das piabas, não se faz necessário o uso do larvicida, uma vez que as piabas eliminam os ovos e larvas do mosquito da dengue.
 
A distribuição acontece diariamente no Centro de Saúde do município, e todas as Quintas-Feiras na Feira Livre. Os peixes não precisam de comida, eles se alimentam dos ovos e das larvas do mosquito que estão instaladas nos reservatórios.
 
Segundo a Equipe de Combate às Endemias, no mês de Janeiro foram distribuídas mais de 1000 piabas para a população, a distribuição faz parte das ações sociais realizadas pela Equipe.
 
O fato representa também mais saúde à população, já que a água permanecerá mais limpa. Os Agentes de Combate às Endemias continuam de modo intensivo, a orientar a população a respeito dos cuidados com reservatórios de água que podem servir de receptáculo dos ovos do mosquito.
 
Outro grande feito, é que o município conta com laboratório próprio, onde é diagnosticado se a larva encontrada nos reservatórios das residências é Culex (nome científico da muriçoca) ou Aedes aegypti, assim o monitoramento é constante e ação dos agentes é rápida, para eliminar o foco. 
 
Ideias inovadoras e de baixo custo são sempre bem vindas no combate ao mosquito, mas infelizmente, apenas a introdução do peixe não basta. A participação da população na eliminação do criadouro é fundamental.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp