02/05/2018 às 10h13min - Atualizada em 02/05/2018 às 10h13min
Prefeitura não renova contrato e gestão do Hospital Português no Antônio Teixeira chega ao fim
Bahia Acontece
De acordo com a publicação do Diário Oficial do município, foi designa uma Comissão de acompanhamento para o encerramento do Contrato de Gestão firmado entre a Secretaria Municipal da Saúde de Jacobina e a Real Sociedade Portuguesa de Beneficência 16 de Setembro - Hospital Português - HP para gestão do Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho - HMATS. Na publicação, de 26 de abril, consta o seguinte texto;
Portaria Nº. 201 de 26 de abril de 2018 - Designa a Comissão de acompanhamento para o encerramento do Contrato de Gestão de nº. 210/2016, firmado entre a Secretaria Municipal da Saúde/Fundo Municipal de Saúde - SMS/FMS e a Real Sociedade Portuguesa de Beneficência 16 de Setembro - Hospital Português - HP para gestão do Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho - HMATS.
O Hospital Português assumiu a Administração do HMATS inicialmente em caráter emergencial no fim de 2015 por convite do então gestor Rui Macedo, após a saída do Instituto Isaac em uma situação não muito amigável.
Instituição filantrópica de referência no Norte e Nordeste brasileiro na prestação de serviços de saúde, o Hospital Português (HP) tem como método de ação a expansão de sua área de atendimento da capital para o interior baiano. Hoje, a organização divide a sua experiência com outras quatro unidades hospitalares, localizadas nas cidades de Miguel Calmon (01), renovado recentemente, Conceição do Coité (02) e Jacobina até este mês de maio, onde proporcionou no município uma reconhecida melhora no atendimento da unidade hospitalar, tendo neste período realizado investimentos consideráveis em equipamentos e na estrutura física da Unidade.
Segundo informações não oficiais, uma diferença residual do valor do contrato teria motivado o rompimento do contrato da entidade filantrópica com a Prefeitura de Jacobina, que já publicou no Diário Oficial do Município um novo chamamento público para empresas interessadas em assumir a unidade de saúde do município.
A expectativa é que a nova administração consiga manter e até mesmo melhorar a qualidade do atendimento e ampliar os serviços oferecidos a população não só de Jacobina como de toda região.