Portal Serrolândia Publicidade 728x90
07/05/2018 às 08h16min - Atualizada em 07/05/2018 às 08h16min

Morre aos 80 anos em Salvador o Capitão Assunção de Jacobina

Fonte: Augusto Urgente!


O Major da reserva do Exército Brasileiro, Florentino Cardozo de Assunção Sobrinho, 80 anos, faleceu na noite deste domingo, 06 de maio de 2018, no Hospital São Rafael em Salvador.
 
Capitão Assunção como era conhecido foi transferido da Clínica Santa Bárbara de Jacobina para Salvador em uma aeronave no último dia 1°, após agravamento de saúde devido a um câncer.

Familiares ainda não divulgaram o local do velório e sepultamento, que deverá ocorrer em Jacobina.
 

Jacobina 24h

Menino de origem humilde - Nascido em Salvador, no dia 27 de outubro de 1937, Florentino Cardozo de Assunção Sobrinho era de origem humilde. Seu pai Antônio Cardozo Nascimento era caminhoneiro, e sua mãe Doralice Cardozo Assunção era doméstica, que ajudava na receita do lar vendendo balas de mel caseiras.

Paixão pelo Exército Brasileiro - Mesmo a contragosto dos pais, que sonhavam com o filho padre, aos 17 anos, o jovem Florentino Cardozo fugiu para o Rio de Janeiro com o objetivo de se alistar no Exército, onde ingressou como soldado recruta, fazendo em seguida o curso de cabo de infantaria combatente, e no mesmo quartel fez o curso de sargento.

Dedicado à carreira militar, Florentino Cardozo fez outros cursos, dentre os quais, de perito criminal da Polícia do Exército, de guerra da selva e de inteligência na Escola de Formação do Exército.

Jacobina na vida do Capitão Assunção – Promovido a Subtenente, Florentino Cardozo de Assunção Sobrinho recebeu a missão do Exército para comandar o Tiro de Guerra 06-008, chegando a cidade de Jacobina no dia 02 de julho de 1981. 

Corrida Duque de Caxias – No mesmo ano da sua chegada à Jacobina, preocupado com a ociosidade e o índice de alcoolismo entre os jovens jacobinenses, o Subtenente Assunção decidiu criar um evento voltado ao atletismo, nascendo, assim, a Corrida Duque de Caxias. Capitaneado pelo Tiro de Guerra, e com o apoio da Prefeitura Municipal, à época sob a gestão do prefeito Flávio Mesquita, a primeira Corrida Duque de Caxias aconteceu no dia 30 de agosto de 1981, com a participação de atletas apenas do sexo masculino, sendo registrados 302 inscritos, com premiação de 12 troféus. Como não havia emissora de rádio em Jacobina, a promoção da corrida foi realizada com a ajuda do carro de som de João Araújo (JPropago) e o do serviço de autofalante de Raimundo Honorato de Oliveira, conhecido como “Preto”, localizado na Praça da Matriz. Nos anos seguintes, a Duque de Caxias cresceu de forma espetacular, se transformando numa das maiores e mais premiadas corridas de rua do Brasil.


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp