Portal Serrolândia Publicidade 728x90
15/06/2018 às 14h32min - Atualizada em 15/06/2018 às 14h32min

Câmara de Vereadores concede MOÇÃO DE APLAUSOS ao Soldado PM VILSON



Na manhã desta setxa-feira, 15 de junho de 2018, na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Serrolândia, foi apresentada pela Vereadora Graça, a Moção de Aplausos ao Soldado PM Vilson Ramos dos Santos Nogueira, a qual foi aprovada por todos os Vereadores presentes. Nos pronunciamentos dos Edis, os Vereadores fizeram questão que a homenagem seja estendida de forma simbólica aos demais PMs que compõem a segurança de Serrolândia. Por sua vez, Vilson usou a Tribuna para fazer agradecimentos pelo reconhecimento e principalmente ressaltar a importância do programa Proerd para as comunidades.

Assista a Sessão inteira no vídeo abaixo:



 







 

TEOR DA MOÇÃO

A Vereadora Maria das Graças Sousa Oliveira, com amparo na Lei Orgânica e no Regimento Interno desta Casa de Leis, ouvido o Plenário, apresenta MOÇÃO DE APLAUSOS, a ser encaminhado ao Soldado PM Vilson Ramos dos Santos Nogueira, pelos relevantes serviços prestados como instrutor do Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência nas escolas públicas de nossa cidade.
 
          O Soldado PM Vilson Ramos dos Santos Nogueira, nasceu em Itabuna-BA. É filho de Vilma Ramos dos Santos  Nogueira e José Carlos Nogueira.
 
          O homenageado, no ano 2000, aos 17 anos, passou no concurso da Marinha do Brasil, permanecendo na instituição aproximadamente por 10 anos. Na Marinha, o Soldado Vilson trabalhou 4 anos no submarino Timbira e 3 anos no navio patrulha Gravataí e outras organizações militares.
 
        No decorrer da sua trajetória profissional, concluiu com aproveitamento os seguintes cursos nas Forças Armadas: Curso Profissionalizante de Eletricista Naval, Curso de Natação de Resgate em Alto Mar, Fiel de Controle de Avarias Naval, Curso de Combate a Incêndio, entre outros.
 
        No ano de 2009, o homenageado foi aprovado no concurso para Soldado da Polícia Militar da Bahia, sendo formado no Batalhão de Polícia Rodoviária em Salvador. Trabalhou na 2º CIPM -Barbalho, 40º CIPM - Nordeste de Amaralina e em 2014, com ajuda do Vereador Nelton de Várzea do Poço, conseguiu transferência para a área de cobertura da 91º CIPM - Capim Grosso. Em Junho de 2014, foi transferido para o 5º Pelotão (Serrolândia) da 91CIPM. No ano de 2017, foi selecionado pelos oficiais da unidade para realizar o curso de Instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) da PM-BA.
 
       A cidade de Serrolândia foi selecionada, em 2017, pelo Major Luiz Henrique, para implantação do PROERD nas escolas da sede deste município. O curso teve início em março de 2018, sob o comando do Major Luiz Alan, como Coordenador Setorial do Proerd, o Tenente Nogueira e como instrutor dos alunos, o homenageado o Soldado Vilson.
 
      Atualmente, o Comandante da 91º CIPM é o Capitão Diógenes de Medeiros Rocha. Este oficial tem dado todo o suporte administrativo ao instrutor do PROERD para que o programa seja executado com total eficiência. As aulas estão sendo ministradas nas escolas do 5º ano (Denielmar, Eunice e João Bispo) e o 6º ano do COMAGS. Ao todo, estão sendo atendidos 334 alunos.
     
      O programa do PROERD, sob a instrução do homenageado, tem como obnjetivo desenvolver uma atividade social preventiva na luta ao combate ao uso de drogas. Este vício tem causado rupturas na estrutura social, particularmente a familiar. 
     O Programa apresenta as seguintes características:
  • É desenvolvido com alunos do 5º e 7º ano do ensino fundamental, portanto atende os anos críticos da adolescência.
  • Utiliza técnicas de ensino aprovadas e normalizadas, contando com lições planejadas e materiais estudantis detalhados.
  • Ensina a resistir às drogas através de métodos interativos (dramatização, discussão etc.)
  • Envolve a escola, pais e a comunidade.
  • Explica as leis contra as drogas
  • Ensina a resolução de conflitos sem recorrer à violência
  • Utiliza métodos que melhoram a auto-estima do adolescente.
     Assim, o instrutor do programa orienta as crianças e adolescentes sobre as questões das drogas e da violência. Com a aplicação do PROERD, a Polícia Militar busca, em menor tempo possível, contribuir efetivamente para a formação de nossos jovens, mais decididos em relação aos malefícios causados pelas drogas e, portanto, imunes à ação de usuários e traficantes. A  longo prazo, baseando-se em experiências internacionais, estima-se que nossos jovens e não apenas nossos policiais militares, serão multiplicadores de valores, noções de cidadania e técnicas que isolam o agente do crime.
        
        Sendo assim, o Poder Legislativo do município de Serrolândia, através desta Vereadora, representando os munícipes desta terra, vem de público, externar o nosso respeito e satisfação pelo desempenho da autoridade policial e de toda sua corporação, na execução do Programa PROERD, em nossa cidade.
 
        Diante de tais fatos, após a aprovação desta Casa de Leis, que se dê conhecimento da presente MOÇÃO DE APLAUSOS, ao Soldado PM Vilson Ramos dos Santos Nogueira, a sua corporação, ao Prefeito Municipal de Serrolândia e ao Capitão PM Diógenes de Medeiros Rocha, Comandante Geral da 91ª CIPM – Companhia Independente de Polícia Militar.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp