03/09/2018 às 15h16min - Atualizada em 03/09/2018 às 15h16min
O AÇUDE SERROTE E SUA HISTÓRIA
POR ETEVALDO OLIVEIRA LIMA
Esta pesquisa analisa a importância do Açude Serrote no passado e no presente, dado a contribuição que o referido açude teve para o município de Serrolândia. Desta forma, para alcançar os objetivos levantou-se as informações do Decreto Presidencial que veio a desapropriar as terras no ano de 1950, seu processo de construção realizado pelo Departamento Nacional de Obras Contra Secas - DNOCS, a caracterização ambiental do município de Serrolândia. Realizou-se trabalho em campo com a finalidade de perceber a dimensão que o Açude Serrote atingiu em seu apogeu através de levantamento de dados referentes à lâmina d’água atingida nos períodos de cheias, a posteriori comparou-se com os dados correspondentes o seu presente estado, no qual é perceptível seu estado de degradação. Para discutir as questões que contribuíram para que o mesmo chegasse ao atual estado de abandono, foi preciso abordar o processo de evapotranspiração, salinização e as consequências da eutrofização. Também foi abordada a atividade pesqueira, o controle desenvolvido através do DNOCS quanto à malha das redes utilizadas, e a introdução de alevinos. Assim, nas discussões empreendidas neste trabalho, constatou-se que o açude foi uma obra de grande relevância para o município de Serrolândia.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho traz em seu arcabouço a importância do Açude Serrote no passado e no presente para o município de Serrolândia/BA. Intitulado Açude Serrote: do apogeu ao atual estado de abandono, o tema aplica-se ao fato da influência que o citado açude teve para o desenvolvimento socioeconômico do supracitado município.
A contribuição deste estudo é chamar à atenção tanto da sociedade civil como também do poder público sobre a finalidade da construção do Açude Serrote, seu estado atual de conservação e quais providências poderão ser tomadas para uma possível revitalização. Uma vez que, este açude foi de fundamental importância para a economia local, pois, proporcionou o sustento de diversas famílias de baixa renda através da pesca e de hortas cultivadas em suas margens. Além disso, estimulou o povoamento do município de Serrolândia/BA em função de sua grande capacidade de armazenamento de água e por ser uma obra de grande magnitude, levando-se em consideração o potencial hídrico da microrregião de Jacobina/BA.
A finalidade da construção do citado açude foi no combate à seca e, por conseguinte à fome. Em função da magnitude da obra foram necessários oito anos de trabalho árduo compreendidos entre 1950 a 1958, ano de sua inauguração. Sua capacidade em volume de água é de 10.776.170 m³. (Ministério da Integração Nacional). Por conta disso, a pesquisa buscou retratar a necessidade em caráter de urgência, quanto às medidas de intervenção que poderão ser tomadas em relação uma possível revitalização do mesmo, pois, é notório seu atual estado de abandono. Inquestionavelmente o Açude Serrote teve sua importância no desenvolvimento socioeconômico no município de Serrolândia/BA. Por ser uma obra pública e em função do grande investimento dos recursos aplicados, faz-se necessário um olhar criterioso por parte do poder público quer seja, no âmbito: Municipal, Estadual e Federal.
A construção do Açude Serrote, ocorreu em razão de uma nova fase política anti-seca, que se poderia classificar como de aproveitamento dos recursos de água.