Portal Serrolândia Publicidade 728x90
11/10/2018 às 14h47min - Atualizada em 11/10/2018 às 14h47min

Bafômetro que capta odor de álcool no ar começa a ser usado na Bahia

Correio


A Polícia Rodoviária Federal começou a usar nesta quinta-feira (11), na Bahia, um novo tipo de bafômetro que identifica a presença de álcool no ambiente, sem que o condutor precise soprar o equipamento, como é feito no teste tradicional. Ao todo, 40 aparelhos conhecidos como etilômetros passivos serão utilizados na fiscalização do consumo de álcool.

Segundo a PRF, o equipamento é capaz de detectar a presença de álcool dentro do carro abordado e, em seguida, o condutor é convocado a realizar o teste tradicional, assoprando o bafômetro. Caso não seja constatada a presença de bebida alcoólica, o aparelho acende uma luz verde e o policial libera o motorista.

Já em caso de existir algum indício, ainda que mínimo, aparece uma luz amarela. Já a luz vermelha indica que, no local, há muito álcool, o que significa que o condutor deve ser parado e submetido ao teste de alcoolemia pelo bafômetro tradicional.

Para a PRF, a principal vantagem do equipamento é a agilidade que o teste vai dar ao trabalho dos policiais rodoviários durante a fiscalização. Enquanto com o aparelho novo é possível testar até 12 pessoas por minuto para averiguar a presença de álcool no ambiente, o bafômetro tradicional demora entre cinco e dez minutos por pessoa.

Outra vantagem apontada pela PRF é a economia na utilização dos bocais que são usados no teste tradicional.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp