Um ataque cardíaco ou infarto de miocárdio, geralmente ocorre quando um coágulo sanguíneo bloqueia o fluxo sanguíneo para o coração.
Um estudo feito nos Estados Unidos, publicado no periódico Annals of Irternal Medicine analisou 800 adultos com idade entre 35 e 65 anos. Nesse estudo, foi notado que os sintomas de um infarto aparecem antes do ataque cardíaco acontecer. Os sintomas surgiram até um mês antes para metade dos participantes do estudo.
A maioria das mortes por infarto ocorre por função da fibrilação ventricular do coração que normalmente acontece antes que a vítima tenha a chance de chegar ao hospital. Aqueles que chegam ao hospital têm 90% de chance de sobrevivência. Por isso é importante estar atento aos sinais e evitar que o pior aconteça.
De acordo com o site Heart, estes são os principais sintomas:
Esse desconforto pode durar alguns minutos e passar. Mas a maioria das pessoas que corre risco de sofrer um ataque cardíaco sente um certo desconforto ou dor no peito, normalmente no centro do peito. É como uma pressão dolorida. Este é um sinal alarmante porque ele se torna mais comum uma semana antes do infarto ocorrer, segundo a pesquisa.
Também é comum haver desconforto ou dor em outras áreas na parte superior do corpo. Pode haver dor ou desconforto em um ou em ambos os braços, nas costas, pescoço, mandíbula ou estômago.
Sintomas como suar frio, enjoo ou tontura são comuns. Pode haver também falta de ar com ou sem dor no peito.
Resultado de imagem para Programa Controlando a Hipertensão