Portal Serrolândia Publicidade 728x90
24/01/2019 às 12h42min - Atualizada em 24/01/2019 às 12h42min

Após 8 dias de combate, bombeiros debelam incêndio em Jacobina



No fim da tarde de domingo, 13/01, a Prefeitura de Jacobina foi informada, por meio de populares, sobre um incêndio na Serra da Macaqueira. Imediatamente, prepostos da Prefeitura e Brigadistas voluntários foram até o local do incêndio, verificando a grande proporção em que o incêndio havia tomado. O Secretário de Meio Ambiente, Daniel Moura, acionou o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.

“Logo quando soubemos do incêndio, nos deslocamos até o local e percebemos que já havia tomado grandes proporções. Então, mobilizamos brigadistas voluntários que foram essenciais para o sucesso da ação e entramos em contato com o comandante do Subgrupamento do Corpo de Bombeiros Militar de Senhor do Bonfim, o tenente Rocha, que prontamente nos atendeu com um efetivo na Segunda (14). A Yamana Gold também atendeu a solicitação da Prefeitura de Jacobina e disponibilizou sua Brigada de Emergência na terça (15). O INEMA também apoiou com o monitoramento e fiscalização na terça (15). A Guarda Civil Municipal esteve presente na ação e foi de suma importância nesse final de semana em que o incêndio foi debelado. O prefeito Luciano Pinheiro disponibilizou toda a logística necessária para os brigadistas e Corpo de Bombeiros. A prefeitura esteve ativamente no combate ao incêndio do início até o fim”, disse o Secretário de Meio Ambiente, Daniel Moura.

O Prefeito Luciano Pinheiro aproveitou o momento para parabenizar e agradecer o trabalho e comprometimento dos Brigadistas voluntários, dos Nativos, da Brigada de Emergência da Yamana Gold, Bombeiros Militares, da Guarda Civil Municipal e dos prepostos da Prefeitura de Jacobina por esta ação.

“O local em que o incêndio iniciou trata-se de uma área de preservação e se alastrou para dois lados, dentre eles a Grota do Brito, causando grande prejuízo a fauna e a flora. Existia também a preocupação com a segurança dos moradores que residem na comunidade do Brito, alguns inclusive entraram em contato comigo. Graças ao esforço e a colaboração de todos os envolvidos, o incêndio foi controlado evitando que os prejuízos fossem ainda maiores”, ressaltou Pinheiro.

Para o combate chegou a ser solicitado o apoio aéreo ao Governo Estadual, porém, o mesmo não foi disponibilizado, o que dificultou a ação de combate e monitoramento, mas, com a ajuda e o apoio dos colaboradores, o incêndio foi controlado na manhã do domingo (20), com monitoramento até a tarde da terça (22), com uma nova equipe do Corpo de Bombeiros Militar, sob o comando do Tenente Luz, que chegou na noite de domingo (20) em substituição à equipe do Tenente Rocha e à equipe da Prefeitura Municipal de Jacobina.

A Prefeitura tem feito campanha de Educação Ambiental voltada à prevenção de Incêndios Florestais desde 2017 e alerta:

PROVOCAR INCÊNDIOS É CRIME
Lei Federal n° 9605/98 “Art. 41 Provocar incêndio em mata ou floresta: Pena – Reclusão, de dois a quatro anos, e multa”;

Como Evitar:
– Não queime seu lixo;
– Não use fogo para limpeza de áreas e estradas;
– Não jogue cigarro ou fósforo aceso nas estradas ou matas
– Evite fazer fogueiras
– Não solte balões
– Não faça churrasco nas cachoeiras
– Denuncie qualquer ação suspeita

 

 

Ascom/PMJ

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp