Portal Serrolândia Publicidade 728x90
15/02/2019 às 22h40min - Atualizada em 15/02/2019 às 22h40min

Secretarias da Educação e Cultura discutem estratégias para ampliar o projeto Escolas Culturais na Bahia

ASCOM - Secretaria da Educação do Estado da Bahia
Fotos: Geraldo Carvalho


As estratégias para o fortalecimento e a ampliação do projeto Escolas Culturais na rede estadual de ensino foram discutidas, nesta sexta-feira (15), pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, e pela secretária de Cultura do Estado, Arany Santana na Secretaria da Educação, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O projeto já foi implementado em 85 unidades escolares, em todos os 27 Territórios de Identidade do Estado.
 
O secretário Jerônimo disse que a proposta é potencializar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, por meio das ações nas distintas linguagens (Teatro, Música, Audiovisual, Literatura e Dança). “A meta nesse governo é aumentar a quantidade das escolas com o projeto, puxando mais o aspecto pedagógico, no sentido de reorientar para que a Escola Cultural contribua, efetivamente, para o aprendizado dos estudantes. Além do papel cultural da escola e da sua interação com a comunidade, o foco mais revelador que nós queremos incrementar é o processo de aprendizagem”, ressaltou.
 
Neste sentido, Jerônimo destacou a parceria com as Secretaria envolvidas no projeto como a da Cultura, da Justiça, e Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), além da Casa Civil, e de outras esferas de governo. “Estamos fortalecendo essa rede entre as secretarias, a transversalidade entre Educação, Cultura, Justiça e Direitos Humanos; e, naturalmente, que a gente vai ampliando a parceria com outras secretarias, como por exemplo, a de Segurança Pública. Queremos que essa política cultural possa se unir de forma concreta, para que a rede municipal e até a rede particular possam se envolver e participar”, destacou.
 
A secretária da Cultura, Arany Santana, falou sobre a relevância desta ação integrada. “Esta foi uma discussão muito rica, que envolve a Educação e a Cultura e que vai melhorar o ensino e aprendizagem, além das relações entre aluno e professor, entre a escola e a comunidade. O governador foi muito feliz em lançar esse projeto e agora vamos ampliá-lo e qualifica-lo, ainda mais”.
 
Lançado em 2017, o projeto Escolas Culturais transforma as unidades escolares em centros culturais, na medida em que incrementa a arte e a cultura no currículo e alia a oferta de cursos de qualificação e formação profissional nas respectivas áreas. O projeto também abre as unidades escolares para a comunidade, além de reconhecer e requalificar a escola como um espaço de circulação e produção da diversidade cultural do Território de Identidade onde está inserida.
 
Também participaram do encontro, o subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, a coordenadora do projeto Escolas Culturais, Thamires Vasconcelos, a chefa de gabinete da Cultura, Cristiani Taquari, o representante da Casa Civil, Ruy Braga, e assessor da Cultura, Thiago Pereira. 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp