Portal Serrolândia Publicidade 728x90
22/02/2019 às 14h54min - Atualizada em 22/02/2019 às 14h54min

Nº de mortes por dengue em Feira de Santana sobe para 3 em 2019; 600 casos da doença já foram confirmados

Um quarto óbito está sendo apurado para saber se ocorreu em decorrência da doença, informou o Laboratório Central de Saúde Pública (Lecen). Autoridades falam em surto.

Por G1 BA
Mosquito Aedes aegypti é o tranmissor da dengue, zika e chikungunya. — Foto: LM Otero/Arquivo/AP Photo


O Laboratório Central de Saúde Pública (Lecen) confirmou, na quinta-feira (21), que subiu para três o número de mortes por dengue na cidade de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador, somente em 2019 e que um quarto óbito está sendo apurado para saber se ocorreu em decorrência da doença.

De janeiro até 21 de fevereiro, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a cidade registrou 1.617 notificações de dengue, sendo que, desses, 600 foram confirmados. Com o alto número de registros, as autoridades de saúde falam em surto. A doença é transmitida pelo mosquito, Aedes aegypti, também transmissor da chikungunya e da zika.

Uma das mortes confirmadas na cidade foi de uma jovem de 18 anos, que teve dengue hemorrágica. As outras duas vítimas não tiveram nomes e idades divulgadas.

Os locais com maiores registros são os distritos de Matinha e Maria Quitéria, na zona rural, e os bairros Viveiros e Tomba, na zona urbana. No final do mês de janeiro deste ano, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) divulgou um alerta por conta do número de casos da doença registrado nos primeiros dias do ano.

 
O número de mortes em 2019 em decorrência da doença já supera o registrado durante todo o ano de 2018, quando foram registrados dois óbitos.
A Secretaria de Saúde da cidade informou que 337 agentes de endemias trabalham para alertar a população sobre os riscos. O número de agentes, segundo o órgão, foi calculado com base na quantidade de residências, mas pode ser intensificado.

"Hoje, se faz um levantamento de imóveis para que assim possamos apresentar o mais breve possível. Caso seja necessário, o prefeito em nenhum momento tem se eximido de fazer qualquer tipo de contratação", disse a secretária Denise Mascarenhas.

Definição de “caso suspeito” para cada uma das arboviroses:

Dengue

Pessoa que more ou tenha viajado nos últimos 14 dias para área onde esteja ocorrendo o transmissão de dengue ou tenha presença de Aedes aegypti, que apresente febre, normalmente entre 2 e 7 dias, e apresente duas ou mais das seguintes manifestações: vômitos, exantema, mialgias, cefaleia, dor retro orbital, prova do laço positiva ou leucopenia.

Chikungunya

Febre de início súbito e artralgia ou artrite intensa com início agudo, não explicado por outras condições, que resida ou tenha viajado para áreas endêmicas ou epidêmicas até 14 dais antes do início dos sintomas, ou que tenha vínculo epidemiológico com um caso importado confirmado.

Zika

Pacientes que apresentem exantema maculopapular puriginoso acompanhado de dois ou mais dos seguintes sinais: febre baixa, hipermia conjuntival sem secreção e prurido; poliartralgia e edema periarticular.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp