Portal Serrolândia Publicidade 728x90
25/02/2019 às 20h43min - Atualizada em 25/02/2019 às 20h43min

Primeira Pega do Garrote do Haras Diamante Choice em Serrolândia é realizada com sucesso.



Aconteceu no último domingo 24 de fevereiro de 2019. a Primeira Pega do Garrote do Haras Diamante Choice em Serrolândia. O evento promovido por Kauê e André que foi realizado na localidade de Boa Vista, povoado de Serrolândia atraiu cerca de 50 vaqueiros, vindos de toda região, além de muitos espectadores e amantes da tradição.

Como em todo movimento equestre, tradição e cultura andam juntos

 
Para manter vivos a cultura e a tradução do vaqueiro, muitas ações são desenvolvidas por todo o Nordeste, especialmente. Um dessas é a Pega do Boi, que é um esporte equestre semelhante à Vaquejada. Festas do Vaqueiros espalhadas por todo o sertão nordestino evidenciam o peão de gado e tudo que o contextualiza.

A Pega de Boi no mato é uma tradição que remonta os primeiros tempos da ocupação do sertão nordestino pelos brancos europeus. Antigamente, numa época onde não existia o arame farpado, os animais eram criados soltos pelas propriedades rurais. Dessa forma, quando chegava o momento de reunir o gado, os vaqueiros entravam no mato, em grupo, para a ‘pega.’

Naquela época, e hoje ainda, o final da Pega de Boi vira uma grande confraternização. Depois de reunir os animais, era normal encontrar gado misturado. Aí que entra as famosas festas de ‘apartação’, Os vaqueiros de várias fazendas se juntavam para separar os bois que pertenciam aos seus donos. Criavam-se nesse momento, entre os habitantes do sertão, fortes laços de amizade.



Dominguinhos do Caém ficou em 1º lugar e Tany do Gonçalo em 2º lugar. A premiação foi de R$ 500,00 dividido entre os dois ganhadores





Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp