No último domingo, 24 de março de 2019, uma mulher, residente no Bairro Contornolândia em Serrolândia, após ver dois cachorros brigando em sua residência, tentou com as próprias mãos separá-los. Após a tentantiva sem sucesso, a mulher acabou sofrendo uma mordida em uma das mãos, vindo a ter fratura exposta. A mesmo foi encaminhada ao Hospital Municipal Jonas Ferreira da Silva, e após passar pelos primeiros atendimentos, encaminhada para o Hospital Geral do Estado em Salvador. Segundo informações, a mesma permanece internada para realização de procedimento. A equipe do hospital informou a equipe da vigilância epidemiológica, para que pudesse colocar o animal em observação. afim de ver se o animal não manifesta nenhum tipo de doença. Perigos para a saúde
Antigamente a principal preocupação de quem havia sido mordido por um cachorro era se contaminar com raiva. Como a doença está praticamente erradicada, atualmente não se fala tanto dela, mas é preciso ficar atento já que não há um tratamento eficaz e a taxa de mortalidade beira os 100%. Verificar se a pessoa moridida e o cachorro que mordeu possuem vacina de raiva é uma atitude muito importante.
Leishmaniose, sarna e leptosprose são zoonoses que também podem ser transmitidas pela mordida. Consideradas doenças pirigosas possuem casos de fatalidade.
Fonte: Canal do Pet - iG @ https://canaldopet.ig.com.br/cuidados/saude/2016-12-22/mordida-cachorro.html