Por onde passa, a Feira Cidadã leva procedimentos médicos, serviços de cidadania e, ainda, espaço de beleza e diversão para a criançada. O evento realizado em Miguel Calmon é o nono de 2019 e oferta exames como mamografia, ultrassonografia (mama, abdômen total, tireoide, vias urinárias, próstata via abdominal e partes moles) e eletrocardiograma, bem como atendimento oftalmológico, ginecológico, odontológico, dentre outros.
De acordo com o coordenador da Feira, pelas Voluntárias, Edvaldo Gomes, "a expectativa era de seis mil atendimentos, mas o número com certeza será ultrapassado. A Feira iria até sexta, mas segue até segunda, com as cirurgias de catarata e os serviços de odontologia. É uma iniciativa que faz a diferença por ofertar procedimentos de qualidade a todos que precisam".
Cuidados com a população
A lavradora Tatiane Reis levou o filho Matheus, portador da síndrome de Down, para fazer um eletrocardiograma. "Estava correndo atrás desse exame há um tempo e essa feira veio para adiantar tudo", afirmou. Já a aposentada Elizabete Oliveira foi fazer serviços no Odontomóvel. "Economizei pelo menos R$1.100, ao conseguir fazer uma obturação e uma prótese. Fui muito bem atendida e estou feliz da vida porque consegui resolver tudo de graça", comemorou.
A população pode, também, aferir a pressão arterial, fazer a medição do índice glicêmico e obter orientação nutricional. No campo da cidadania, um dos serviços mais procurados é a emissão da segunda via da identidade.
Quem vai à Feira buscando realizar procedimentos médicos passa por uma triagem. Nos casos em que for necessária uma complementação, ocorrerá o agendamento de exames para a realização posterior em unidades de saúde da cidade. Ainda nesta semana, uma edição extraordinária da Feira Cidadã acontece em São Sebastião do Passé, na sexta-feira (12), onde os mesmos serviços serão ofertados.