11/05/2019 às 16h54min - Atualizada em 11/05/2019 às 16h54min
Após sumiço de proprietários da Compra Premiada Moto Ouro clientes de Serrolândia temem golpe.
Só em Serrolândia mais de 30 clientes já se manifestaram de alguma forma nas redes sociais e nas rodas de conversas, estima-se mais de duzentos mil investidos pelos clientes só em Serrolândia, e os mesmos temem estar sofrendo um golpe.
O agente de venda da empresa Compra Premiada Moto Ouro em Serrolândia, está apreensivo, preocupado e desesperado, uma vez que foi ele, a apresentar as famílias, amigos e comerciantes da cidade esse empreendimento. Muitos foram contemplados, tiveram seus bens entregues, por mais de dois anos, isso gerava uma certa credibilidade, uma vez que os mesmos propagavam no tradicional boca a boca o recebimento dos seus bens, principalmente motocicletas.
A modalidade de comércio chamada de "compra premiada" nasceu há quase vinte anos, de lá para cá, cresceu, atingiu seu ápice máximo e recentemente vem entrando em declínio. Mas essa queda não é de agora, já há alguns anos dava sinal que seu fim estava próximo.
A compra premiada, é também chamada de venda premiada, quita já, consórcio premiado, consórcio quita já, entre outros. A prática, de acordo com o Ministério da Fazenda, não passa de um golpe antigo, conhecido como "pirâmide", mas com nova roupagem.
O golpe funciona da seguinte forma: as empresas atraem consumidores com a promessa de adquirirem um bem móvel, como motocicletas, por exemplo. Para isso, formam grupos de participantes que pagam parcelas mensais e concorrem a sorteios do bem contratado. Quando sorteado, o contemplado deixa de ser obrigado a pagar as demais parcelas e outro consumidor é inserido no grupo. Como todo tipo de golpe, no principio gerou muitos lucros, tanto para empresários como para clientes, pois foram milhares que receberam seus prêmios, principalmente motos, e conseguiram algum bem na vida através dessa modalidade de comércio.
A compra premiada se disseminou por todo norte e nordeste do Brasil. Nessas regiões, destaca-se a Eletromil, como uma das maiores lojas e pioneira neste tipo de comércio, com filiais nos estados do Maranhão, Ceará e Pará. A loja atualmente é alvo de inúmeros processos judiciais de clientes, sem falar que seus proprietários, dentre eles, o sócio majoritário Eduardo Facundes, estão sendo procurados pela polícia.
O golpe que aplicaram causou um prejuízo estimado em mais de 30 milhões de reais e supõe-se que, mesmo sendo apreendido todos os bens da empresa e pessoais, ainda não seja suficiente para pagar tamanho prejuízo.
Em Bacabal, uma das primeiras lojas de compra premiada a decretar falência há alguns anos, foi a Eletromanos, aplicando golpe em milhares de clientes. O proprietário fugiu e nunca mais deu sinal de vida, e os clientes ficaram a ver navios no prejuízo. Mas durante todos essas anos de compra premiada, centenas de lojas abriram e fecharam as portas causando prejuízo a um número incontável de clientes.
E o pior de tudo é que, apesar de ultimamente a mídia está divulgando a todo instante sobre o golpe da compra premiada, atualmente ainda existem muitas lojas desse tipo, e com clientes que acreditam nessa ilusão.