Ouça a matéria:
Lucas Novais integra o grupo feirense de corrida de orientação Caatinga Trekkers.
A segunda Etapa do Campeonato Baiano de Orientação ocorrida na cidade de Conceição do Jacuípe no último dia 26 de maio, contou com a participação do grupo feirense de corrida de orientação Caatinga Trekkers, e teve como destaque o atleta Lucas Novaes, que foi o segundo colocado na categoria Elite.
Lucas Novaes de 30 anos, professor, já era desportista e participante de corridas de rua quando conheceu o esporte de orientação em 2014 e desde 2015 participa de competições, galgando crescimento no esporte. Chegou a ser campeão baiano na categoria avançada em 2017, passando a fazer parte da categoria de elite baiana em 2018, considerada a mais difícil e disputada em nível mundial.
Em 2018 conseguiu subir ao pódio por duas vezes nesta nova categoria, e em 2019 já tem planos para mais conquistas contando com o apoio da Próton Sistemas. “Venho me dedicando exclusivamente ao esporte de orientação, treinando cada vez mais com o objetivo de alcançar novas conquistas. Agradeço muito pelo incentivo especial da Próton que tem me apoiado, tendo uma visão de valorização da prática de esportiva”, afirma.
O esporte de orientação agrupa todas as idades e geralmente usa a natureza como campo de jogo, utilizando um mapa, uma bússola e uma área desconhecida para ser explorada. Na prática não basta ter apenas os equipamentos necessários. Por trás de uma prova, existe toda uma equipe para organizá-la, mapear a área, distribuir os prismas, os pontos de controle e garantir a segurança dos participantes. Em Feira de Santana, o grupo de orientação Caatinga Trekkers, fundado há quase três décadas, vem ganhando cada vez mais adeptos. Atualmente cerca de 200 pessoas praticam o esporte pelo Caatinga Trekkers que é bi campeã no campeonato de orientação na região Nordeste.