Portal Serrolândia Publicidade 728x90
13/06/2019 às 11h29min - Atualizada em 13/06/2019 às 11h29min

Quixabeira comemora 30 anos de Emancipação Política - UM RELATO SOBRE A HISTÓRIA DE QUIXABEIRA

Blog do Ril de Beto


Hoje nossa querida Quixabeira, completa 30 anos de emancipação política, algo muito importante para nosso município, pois marcou o início de uma nova era nos destinos da pacata comunidade quixabeirense. O nosso guerreiro Raulindo Rios, carinhosamente conhecido como "TIO RAU", entre outros não devem jamais serem esquecidos, pela incessante luta no propósito exitoso de nossa emancipação. 
 
Entretanto, é importante conhecermos a história de nossa Quixabeira, desde à criação do então povoado pela "louca idéia" do Saudoso Martinho Pereira Lima (segundo seu sogro Zé de Belau, im memorian).
 
VEJA ABAIXO UM RELATO SOBRE A HISTÓRIA DE QUIXABEIRA
 
Fundador de Quixabeira
Martinho P. Lima
Era o ano de 1943 quando o senhor Martinho Pereira Lima chamou alguns amigos e propôs a criação de um povoado numa região até então de Jacobina, conhecida como Lagoa das Quixabeiras, que ficava às margens da estrada que ligava São José do Jacuípe (até então pertencente à Capim Grosso) à Itapeipú (distrito de Jacobina), e que era propriedade de seu sogro José Sousa Novaes – ou Zé de Belau, como era conhecido. A estrada, que é anterior à construção da BR-324, era a rota de tropeiros, homens à cavalo que traziam mantimentos da região sul da Bahia.
 
 
Contrariado com a decisão do genro, o senhor Zé de Belau decidiu ir embora, deixando o caminho livre para que Martinho concretizasse suas ideias. Uma casa e um ponto de venda foram as primeiras construções do novo povoado. Logo em seguida mais pessoas foram construindo suas residências.
 
Em abril de 1943 foi realizada a primeira feira-livre, que contou com produtos básicos como carne, farinha, feijão, ovos e doces, além de chapéus, esteiras, cestos e também animais. A maioria desses mantimentos eram trazidos de Jacobina, município mais desenvolvido da região.

 
Em 1950, um senhor conhecido como Jove de Félix foi o primeiro morador de Quixabeira a possuir um automóvel. Pouco depois, o senhor Etelvino Carneiro também adquiriu um caminhão.
 
Em 23 de julho de 1962, Serrolândia é emancipada de Jacobina e o povoado de Quixabeira é anexado ao novo município.
 
No fim da década de 1970, Raulindo de Araujo Rios, vereador em Serrolândia, propôs a elevação de Quixabeira de povoado à distrito, o que foi consumado apenas em 1978.
 
Foi uma época de avanços. Com a instalação de um motor à diesel para geração de energia foi possível a aquisição do primeiro rádio pelo próprio Etelvino e mais tarde da primeira televisão, por Dalberto Lima, ainda em 1972. Foi nesta televisão, colocada em praça pública, que as pessoas do povoado puderam assistir a novela “Cavalo de Aço“, exibida pela Rede Globo em 1973.
 
 
À partir de 1980, vereadores e representantes da sociedade quixabeirense reivindicaram junto à Assembleia Legislativa da Bahia, a emancipação de Quixabeira.
 
Em 14 de junho de 1989, é publicada a lei estadual nº 5.019/89, sancionada pelo então governador Nilo Coelho, criando oficialmente o município de Quixabeira, desmembrando-se do município de Serrolândia.
 
Resultado de imagem para raulindo rios quixabeira

Resultado de imagem para raulindo rios quixabeira

Raulindo Rios foi prefeito por três mandatos
Em 15 de novembro de 1989 acontece a primeira eleição municipal, onde Raulindo Araujo Rios, importante peça na luta pela emancipação, é eleito prefeito. Foram também eleitos nove vereadores: Edário Pereira de Sousa, Alcivan Perreira de Sousa, Francisco Ribeiro da Silva, Carlito Oliveira Ribeiro Rios, Genézio Novais de Sena, Elias Felix Oliveira, Juceli Barbosa de Oliveira, Joel dos Santos e Julio Sousa Silva. O primeiro mandato de prefeito foi de 1989 a 1991.
 
De 1992 a 1995, quem dirigiu o município foi Lídio Ribeiro. Raulindo Rios voltaria ao poder logo em seguida, e ali ficaria por dois mandatos (1996-1999 e 2000-2004). De 2005 a 2008, Quixabeira foi governada por Mário Alves de Lima. Seguido por dois mandatos consecutivos do ex-prefeito Eliezer Costa de Oliveira, que governou de 2009 até 2016. Atualmente o município é governado pelo prefeito Reginaldo Sampaio(2017-2020).
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp