Portal Serrolândia Publicidade 728x90
17/06/2019 às 16h23min - Atualizada em 17/06/2019 às 16h23min

Jacobina Mineração encerra programação da Semana do Meio Ambiente com caminhada ecológica



Empresa fez grande mobilização em prol da conscientização ambiental

No último sábado, 8 de junho, a Jacobina Mineração e Comércio (JMC) encerrou sua extensa programação criada com o intuito de promover a conscientização sobre sustentabilidade. As ações foram preparadas em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado todos os anos em 5 de junho. A última atividade foi uma caminhada ecológica para a cachoeira Véu da Noiva, um dos lugares mais encantadores do distrito de Itaitu, situado a 26 km do centro de Jacobina.

A cada ano a JMC desenvolve uma nova programação com o objetivo de disseminar conteúdos e práticas sustentáveis para a preservação da natureza. “Isso nos aproxima da comunidade e contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Nossos processos internos têm como base o desenvolvimento sustentável e o incentivo a ações que preservem o ambiente no qual vivemos. Assim, mostramos para a população e para nossos colaboradores que desenvolvimento e responsabilidade caminham juntos”, defende o Engenheiro Ambiental da JMC, Ademir Xavier.




A programação preparada pela empresa foi iniciada no dia 3 de junho e contemplou agendas com foco na educação ambiental de colaboradores e da população de Jacobina. As ações realizadas na unidade operacional contemplaram iniciativas para despertar o consumo consciente no refeitório e a redução de resíduo gerado, para isso, a empresa adquiriu canecas de louça para suprimir o uso de copo descartável de 300 ml, a longo prazo, isso significaria uma redução de quatrocentos e doze mil copos no ano. Aliando meio ambiente e responsabilidade social, a JMC realizou a ‘Troca Solidária’ de mudas e composto orgânicos por agasalhos e cobertores para posterior doação à famílias em situação de vulnerabilidade social. Concluindo as atividades com o público interno, foi realizado um Diálogo Diário de Segurança (DDS) coletivo que abordou questões sobre o meio ambiente e destacou a importância de cada colaborador para um ambiente mais equilibrado e sustentável.

A JMC também levou a programação para as comunidades do seu entorno. Em Itapicuru ocorreu uma oficina sobre compostagem, com a entrega de coletores de resíduos, distribuição de mudas e compostos orgânicos, além da revitalização da praça da comunidade; No bairro da Bananeira o jardim da Escola Municipal Professor Carlos Gomes da Silva também foi revitalizado e foram doadas mudas e composto, alunos dessa escola estiveram na unidade da JMC, onde puderam aprender na prática sobre o cultivo de mudas e compostagem, através do Portas Abertas. No dia 05, a empresa participou da III Feira de Meio ambiente, promovida pela Prefeitura de Jacobina, com distribuição de mil mudas e compostos; e da Feira de Orgânicos da cidade, com a troca solidária de alimentos.

Responsabilidade Ambiental

A Jacobina Mineração reaproveita mais de oitenta por cento dos resíduos gerados, o que inclui a compostagem do lixo orgânico, que serve de adubo para o viveiro de mudas criado pela empresa. Meio milhão de plantas foram cultivadas e doadas pela JMC nos últimos doze anos e cerca de noventa e cinco por cento da água existente nos processos da empresa é reutilizada. Garantir um ambiente mais equilibrado e sustentável é dever de todos.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp