Portal Serrolândia Publicidade 728x90
03/07/2019 às 21h03min - Atualizada em 03/07/2019 às 21h03min

Negligência da Prefeitura causa epidemia de Caramujos Africanos na rua Alcides em Serrolândia



O Portal Serrolândia noticiou por três vezes a propagação do caramujo na rua Alcides Avelino de Araujo no Bairro Tangará em Serrolândia. Na primeira reportagem, a Secretaria da Saúde enviou agentes até o local para fazer uma "catação" dos caramujos. Já nas outras duas matérias, não houve sequer uma resposta plausível sobre o fato.

Há pouco mais de um mês, os animais se reproduziram de maneira assustadora, um exemplar do molusco pode colocar uma média de 200 ovos por postura e se reproduzir mais de uma vez ao ano.


https://portalserrolandia.com.br/noticia/4453/invasao-de-caramujos-africanos-preocupa-moradores-de-serrolandia

Em contato com o setor de controle de pragas, ou seja, a Vigilância Epidemiológica, a mesma informou que seria responsabilidade da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, após contato com o Secretário, o mesmo deslocou-se até o ponto indicado, e ficou assustado com a quantidade de caramujos, de todos os tamanhos e realizou a catação de duas sacolas cheias do bicho.

Primeira matéria postada em 13 de setembro de 2018.

O Secretário por sua vez, relatou a dificuldade de combater a praga, uma vez que existe terrenos baldios com muito mato, e a catação seria quase que impossível.

Hoje catei quatro caramujos no quintal da minha residência, e o que vamos fazer?

O período chuvoso faz aumentar, em muitas partes do Brasil, a incidência de caramujos africanos. O caramujo chegou ao país na década de 80, como alternativa para o comércio do escargot. Mas, como não foram bem aceitos pela culinária brasileira, foram descartados na natureza de maneira inadequada, sem que houvesse um predador para eles.

Agora, a espécie é considerada um problema de saúde, já que os moluscos são vetores para várias doenças - a mais perigosa é a meningite eosinofílica. Eles podem se alimentar de fezes, especialmente as de ratos. Se contaminadas, o caramujo torna-se um perigoso hospedeiro e pode transmitir doenças por meio do muco expelido por ele ao se locomover.
 



Curta a página do Site Portal Serrolândia e mantenha-se atualizado diariamente, clique e participe.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp