Para oferecer o chamado dinheiro fácil, os estelionatários usam telefone, a internet e todo tipo de anúncio. A orientação de especialistas é desconfiar sempre. Para começar, empresas sérias geralmente têm uma sede fixa, um endereço conhecido.
Outros cuidados também ajudam a evitar o golpe, como não fazer um depósito inicial ou o pagamento de qualquer garantia. Também é bom evitar empresas desconhecidas. É possível verificar com o Banco Central se a suposta financeira é credenciada.
A polícia também recomenda jamais fornecer dados como nome completo e CPF quando o consumidor não estiver seguro da veracidade sobre a transação. Eles podem ser usados em outros crimes.
“Eles vão usar os dados dessa pessoa para abrir crédito, para fazer compras, para dar de garantia de um outro empréstimo”, exemplifica o delegado Daniel Ribeiro, da Delegacia Fazendária da Polícia Civil.
Quem for vítima de golpes deste tipo deve registrar ocorrência na delegacia. A polícia costuma usar essas informações fornecidas pelos consumidores para rastrear as quadrilhas que cometem esses crimes.
Um outro alerta: cair no golpe do empréstimo não é um privilégio de pessoas desavisadas, com pouca instrução ou ingênuas. A simples vontade de fazer um bom negócio torna muita gente um alvo para os estelionatários.
Portal Serrolândia
Curta a página do Site Portal Serrolândia e mantenha-se atualizado diariamente, clique e participe.