Além de produzirem vinhos e espumantes, as duas vinícolas da Bahia, localizadas em cidades que integram o Vale do São Francisco, também oferecem passeios dentro das propriedades. Degustação de bebidas e caminhada entre as plantações de uvas são algumas das atividades.
Uma das vinícolas é a Vinum Sancti Benedictus (VSB), localizada na cidade de Curaçá. Ela foi fundada há quase quatro anos, em 2015, e os vinhos começaram a ser comercializados em 2018.
O cultivo do vinhedo é com número reduzido de ramos e cachos por planta, além da seleção das uvas, onde a colheita é realizada à noite, com o intuito de manter os nutrientes que se desenvolvem na casca.
Já o projeto da Vinícola Terra Nova teve início em 2001. Eles produzem espumantes, vinhos jovens e frutados. Por conta do solo e do clima, na vinícola são colhidas duas safras anuais e os vinhedos são irrigados pelo sistema de gotejamento, com as águas do Rio São Francisco.
Os vinhos e espumantes Terranova são elaborados com as variedades Chenin Blanc, Sauvignon Blanc, Verdejo, Moscatel e Grenache, além do vinho syrah.
Vinum Sancti Benedictus (VSB)
Terranova
Vinícola Terra Nova, em Casa Nova, no norte da Bahia — Foto: Divulgação
O VAPOR DO VINHO: A Vinícola Terranova faz parte do roteiro enoturístico Vapor do Vinho, um tour pelo Rio São Francisco que parte de Juazeiro e explora as belezas da região. Por cerca de duas horas e meia de passeio, o barco para em locais turísticos do Rio e do Lago Sobradinho, incluindo degustação a bordo de comidas típicas e de vinhos e espumantes Terranova.
Saída aos sábados e domingos: 8h, partindo do Hotel Nobile Suites, Orla II Petrolina (PE) e retornando até as 17h30. Durante a semana os passeios dependem do número mínimo de 48 passageiros pagantes para a saída.
O passeio custa R$ 160 por pessoa, incluindo transfer rodoviário e fluvial com música ao vivo, visita a vinícola Terranova com degustação de vinho, brandy, espumantes e almoço. Bebidas no barco não estão inclusas.